O Instituto Leônidas & Maria Deane – ILMD/Fiocruz Amazônia, lançou o edital do processo seletivo de candidatos à bolsa de Iniciação Científica e Tecnológica, nova ou de renovação. As inscrições seguem até o dia 18 de abril deste ano.
O Processo de Iniciação Científica (PIC) da Fiocruz Amazônia é desenvolvido em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) conforme editais específicos.
Para ser apto à inscrição, o candidato deve estar regularmente matriculado em curso de graduação de instituição de ensino superior pública ou privada reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), possuir Coeficiente de Rendimento Acumulado (CRA) com valor maior ou igual a 6,0 tanto para bolsa nova como em caso de renovação, Não ter reprovação em disciplinas afins com as atividades do projeto de pesquisa, De preferência, ter cursado disciplinas relacionadas com o assunto da pesquisa, Não ter vínculo familiar com o orientador ou coorientador, Não possuir outro curso de graduação concluído, entre outros requisitos que constam no edital. Além disso, é necessário um pesquisador orientador e um coorientador que obedeçam aos requisitos exigidos pelo edital.
As inscrições são realizadas exclusivamente pelo pesquisador orientador ou coorientador, através do e-mail: [email protected] à Coordenação do Programa de Iniciação Científica da Fiocruz. No ato, deve-se anexar os itens obrigatórios exigidos pelo edital.
O resultado final pode ser divulgado a partir do dia 12 de maio deste ano.
LEIA TAMBÉM: Auxiliar de produção, Garçom bilíngue e mais: Veja 369 vagas de emprego no Sine
SOBRE O PIC
Segundo a instituição, a Iniciação Científica é um instrumento de formação de recursos humanos que permite colocar o estudante de graduação em contato direto com as atividades de pesquisa e o pensar científico. O Programa de Iniciação Científica da Fiocruz Amazônia tem como objetivos despertar a vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação.
O Programa proporciona ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimula o desenvolvimento do pensamento científico e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas estudados durante a realização da pesquisa.
O objetivo do programa é despertar a vocação científica e incentivar novos potenciais entre estudantes de graduação. Além disso, o programa visa estimular pesquisadores a envolverem os estudantes de graduação em suas atividades científicas, tecnológicas e profissionais.