A terça-feira de Carnaval em Manaus foi marcada pelo caos. A forte chuva que caiu na cidade durante todo o dia causou inĂșmeros prejuĂzos. Ruas alagadas, desmoronamentos, bairros sem energia elĂ©trica e um homem desaparecido apĂłs cair em um igarapĂ©. Enquanto os manauaras ainda vivem os reflexos desse dia trĂĄgico, muito por conta da falta de atenção do poder pĂșblico com serviços infraestrutura, o prefeito David Almeida (Avante) curte suas minifĂ©rias no Caribe.
Nesta quarta-feira de Cinzas, um vĂdeo do chefe do Executivo Municipal começou a circular nas redes sociais. David parece curtir o ‘descanso’ ao lado da primeira-dama, Izabelle Almeida, alheio Ă situação caĂłtica da capital amazonense.
JĂĄ se passaram 24 horas e nĂŁo houve um pronunciamento sequer do prefeito sobre o que ocorreu durante a terça-feira em Manaus. Um silĂȘncio absoluto vindo de quem foi eleito para ajudar a cidade a encontrar soluçÔes para seus inĂșmeros problemas. O que se viu, atĂ© agora, foi o vice-prefeito Renato Junior em cena. A atuação dele, inclusive, foi repostada na pĂĄgina oficial de David Almeida no Instagram. DecisĂŁo que, provavelmente, partiu da equipe de mĂdias sociais do mandatĂĄrio que descansa em terras caribenhas.
A viagem de David Almeida jĂĄ era de conhecimento pĂșblico desde a semana passada. Tanto ele, quanto o vice e o presidente da CĂąmara Municipal de Manaus (CMM), David Reis (Avante), aproveitaram o carnaval para ‘descansar’.
Depois que as imagens de David de bermuda em terras caribenhas começaram a circular nas redes sociais, a Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom) se manifestou. Mas nĂŁo foi para externar preocupaçÔes do prefeito com a situação das chuvas. A nota foi apenas para desmentir que o prefeito tenha pedido fĂ©rias para fazer ‘retiro espiritual’, como alguns veĂculos de imprensa locais divulgaram.
Em nota, a Semcom disse que o prefeito ‘estĂĄ em uma viagem agendada, de carĂĄter pessoal, custeada de forma particular e o seu afastamento das atividades institucionais seguiu o rito legal e oficial, por meio do ofĂcio no 279/2025, encaminhado Ă CĂąmara Municipal de Manaus (CMM) no Ășltimo dia 27 de fevereiro.’
Mais viagens â Essa jĂĄ Ă© a segunda viagem de fĂ©rias de David Almeida nesse começo de ano. Em janeiro, menos de uma semana apĂłs tomar posse para o segundo mandato o prefeito de Manaus anunciou que tiraria fĂ©rias e ficou 14 dias fora, deixando a cidade nas mĂŁos do vice-prefeito Renato Jr.
Caribe sempre na rota â No ano passado David Almeida deixou a prefeitura para passar a temporada de Carnaval no Caribe em uma viagem rodeada de polĂȘmicas, que ganhou veĂculos de imprensa nacionais. Isso por quĂȘ a viagem foi feita em um jatinho de um empresĂĄrio que fornece para a prefeitura de Manaus. A bordo do jatinho estavam o prefeito e outras seis pessoas, incluindo Izabelle, na Ă©poca noiva de David. Ao ser questionado, o prefeito reclamou. Disse que trabalhava 12 horas por dia e que nĂŁo tinha 13Âș salĂĄrio, e questionou se nĂŁo tinha o direito de se divertir um pouco.
DenĂșncia contra David e Renato Jr â Ainda falando do prefeito de Manaus, o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) aceitou dar andamento a uma ação que investiga ele e seu vice, Renato JĂșnior, por suspeita de abuso de poder polĂtico e econĂŽmico durante as eleiçÔes de 2024. A denĂșncia foi apresentada pela empresĂĄria Maria do Carmo Seffair (Novo), que disputou a eleição como vice do deputado federal Alberto Neto. A denĂșncia sugere o uso de bens contratados pela Prefeitura de Manaus para beneficiar a campanha de David e Renato.

LEIA TAMBĂM: MP-AM quer exoneração de parentes de vice-prefeito de Boca do Acre
Conta exclusiva para Fundeb – O procurador da RepĂșblica Gustavo GalvĂŁo Borner recomendou que os municĂpios amazonenses abram uma conta especĂfica para movimentar o dinheiro do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação BĂĄsica (Fundeb) e que apenas os secretĂĄrios de Educação do municĂpio façam as transferĂȘncias desses valores. As recomendaçÔes foram enviadas aos municĂpios de AmaturĂĄ, Tabatinga, SĂŁo Paulo de Olivença, JutaĂ e Atalaia do Norte. As prefeituras terĂŁo 30 dias para comprovar que estĂŁo atendendo Ă s orientaçÔes do MinistĂ©rio PĂșblico Federal (MPF), que sĂŁo baseadas em diretrizes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Mais transparĂȘncia â Segundo a AgĂȘncia Senado, a liberação de recursos das emendas parlamentares do Congresso Nacional jĂĄ tem maioria no Supremo Tribunal Federal (STF). Cinco ministros confirmaram o entendimento do ministro FlĂĄvio Dino a favor do plano de trabalho, apresentado conjuntamente pelos poderes Legislativo e Executivo, com medidas que aumentam a transparĂȘncia e a rastreabilidade na execução das emendas parlamentares. ApĂłs o resultado final, as propostas apresentadas no plano poderĂŁo ser colocadas em prĂĄtica. O prĂłximo passo serĂĄ as Mesas do Senado e da CĂąmara apresentarem as informaçÔes solicitadas pelo STF com o objetivo de facilitar a rastreabilidade da execução dos recursos financeiros e, assim, aumentar a transparĂȘncia no controle das emendas parlamentares. As medidas serĂŁo aplicadas de forma retroativa ao ano de 2020.
AudiĂȘncia reagendada – A juĂza Etelvina Lobo Braga, titular da 3ÂȘ Vara da Fazenda PĂșblica da Comarca de Manaus, remarcou para o prĂłximo dia 13 de março a audiĂȘncia pĂșblica sobre o aumento da tarifa do transporte coletivo na capital. A nova data da audiĂȘncia considerou pedido apresentado pelo MPAM para a realização da sessĂŁo e tambĂ©m observou solicitação do vereador JosĂ© Ricardo (PT) para participar da audiĂȘncia. Em relação ao pedido do parlamentar, a magistrada deferiu sua participação por meio de videoconferĂȘncia e determinou que as Casas Legislativas â CĂąmara Municipal de Manaus e Assembleia Legislativa do Amazonas â fossem oficiadas para que seus parlamentares, caso manifestem interesse, possam tambĂ©m acompanhar de forma virtual. A juĂza, no entanto, destacou que ânĂŁo serĂŁo toleradas quaisquer interferĂȘncias ou manifestaçÔes com evidente propĂłsito polĂtico ou de interesse pessoalâ.
