Mais de sete mil pessoas contrataram o empréstimo do “Crédito do Trabalhador”, o consignado criado pelo governo Lula para quem trabalha em regime CLT. Inspirado no crédito que é disponibilizado para aposentados e pensionistas, o novo programa é mais vantajoso porque representa menos risco para os bancos, uma vez que as parcelas são descontadas no contracheque e reduz as chances de inadimplência.
Em vigor desde a última sexta-feira (21/03), o crédito consignado pode ser contratado por empregados do MEI, domésticas, trabalhadores rurais e todos os demais que possuem carteira assinada.
Nesta fase, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, a modalidade de crédito está disponível para todos os trabalhadores com carteira assinada somente na CTPS. Para acessar o crédito pela carteira digital, é preciso clicar na aba Crédito do Trabalhador. Ali o interessado vai autorizar o acesso a dados como nome, CPF, valor do salário e tempo de empresa, em respeito à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Com isso, o trabalhador interessado receberá ofertas no prazo de até 24 horas. Depois disso, ele poderá analisar as opções e contratar o crédito, com base na margem disponível no salário para a consignação. É possível usar até 10% do saldo no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) ou ainda 100% da multa rescisória em caso de demissão.
Caso desista do empréstimo, é possível fazer a devolução de todo o dinheiro em até sete dias corridos.
LEIA TAMBÉM: Tarifa 10: Saiba como se cadastrar e pagar R$10 na conta de água
Como ter acesso ao consignado para CLT?
Quem estiver interessado no crédito consignado para CLT deve acessar a página Carteira de Trabalho Digital, CLICANDO AQUI, para autorizar o compartilhamento dos dados do eSocial, sistema eletrônico que unifica informações trabalhistas, para pedir a proposta de crédito.
Depois disso, as ofertas de empréstimo são enviadas em até 24 horas, com a possibilidade de contratação pelo canal eletrônico do banco. Até o momento, as contratações não são feitas diretamente nos bancos. Tudo é feito pela internet.