Estão abertas as inscrições do 31º Concurso Público para Provimento de Cargos de Procurador da República, com vagas no Ministério Público Federal (MPF) no Amazonas. O edital do certame foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira (24/03). A seleção prevê o preenchimento de 58 vagas para o primeiro cargo da carreira do Ministério Público Federal (MPF), com subsídio inicial de R$ 39.753,22.
Para o Amazonas, são quatro vagas. As inscrições encerram no próximo dia 22 de abril, e as provas objetivas serão aplicadas no dia 29 de junho. As datas previstas no edital poderão ser eventualmente alteradas, com divulgação prévia. Os candidatos poderão acompanhar as informações sobre o concurso CLICANDO AQUI. Além do edital, os candidatos deverão observar as disposições gerais sobre as provas objetivas, subjetivas, orais e de títulos constantes do Regulamento do Concurso.
Para concorrer, os candidatos devem ter bacharelado em Direito, com três anos de atividade jurídica, atividade exercida exclusivamente após a obtenção do diploma. Há reserva de 10% do total das vagas para pessoas com deficiência, 5% para pessoas indígenas e 20% para pessoas negras.
LEIA TAMBÉM: Perigo! Crianças em velocípede quase sofrem grave acidente em Manaus
Como se inscrever no concurso do MPF
A inscrição preliminar no concurso do MPF será realizada exclusivamente pelo sistema de inscrição on-line, com as credenciais de autenticação do GOV.BR com nível prata ou ouro e verificação em duas etapas.
O candidato deverá acessar a página do concurso, preencher o formulário de inscrição, anexar o documento oficial de identificação e gerar a guia de recolhimento (GRU) do valor de R$250. Após o pagamento da taxa, a organização do concurso enviará e-mail com a confirmação de inscrição.
Podem requerer a isenção da taxa os candidatos que não possuem condições para arcar com o valor, apresentando comprovação de inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) do ano vigente. Também poderá solicitar a isenção da taxa o candidato que se declarar, mediante comprovação, doador de medula óssea em entidade reconhecida pelo Ministério da Saúde. O pedido de isenção de pagamento da taxa de inscrição deverá ser apresentado até 2 de abril, juntamente com os documentos exigidos no edital.