O celular, para muitos, já é quase uma extensão do próprio corpo. Não é exagero dizer que se tornou o principal meio de comunicação, ferramenta de trabalho, de entretenimento e até de produção de conteúdo. Com tantas funções reunidas, era só questão de tempo para que a Inteligência Artificial (IA) fosse incorporada aos aparelhos de uma forma ainda mais avançada.
Mais do que apenas sugerir palavras ou organizar fotos, a IA passou a atuar em tarefas mais complexas, aprimorando a qualidade das imagens, otimizando o desempenho do sistema e tornando o uso do celular mais seguro e personalizado.
Hoje, celulares com IA oferecem uma série de recursos que vão muito além do que se vê nas configurações básicas. As câmeras, por exemplo, estão mais inteligentes, pois reconhecem cenas, ajustam luz, foco e até ajudam a escolher o melhor enquadramento. Para quem vive postando fotos e vídeos nas redes sociais, ou mesmo para quem só quer sair bem na foto, esse aprimoramento já faz diferença.
LEIA TAMBÉM: Revolução na refrigeração: Mystic Dual Inverter chega às lojas TVLAR
Além de melhorar as imagens, a Inteligência Artificial oferece mais qualidade em outros recursos, como explica Marcos Souza, especialista em tecnologia da Info Store, grupo que é referência no segmento, na região. “A Inteligência Artificial está por trás de avanços importantes em segurança, desempenho e personalização do uso do celular. Os aparelhos atuais conseguem aprender com os hábitos do usuário e adaptar funções automaticamente. Isso vai desde melhorar o desempenho da bateria até proteger dados e identificar possíveis ameaças”, explica.
Um exemplo desse avanço é o novo Galaxy S25, lançado neste ano e disponível para venda nas lojas da Info Store. “Esse modelo chega com funções de IA ainda mais avançadas, com um botão dedicado a ativar o Gemini, o ‘Chat GPT’ do Google, que atua como um assistente pessoal mais moderno. Outras exclusividades de IA no S25 são um resumo de atividades do dia, baseadas no uso do aparelho, uma função para apagar ruídos de áudio do fundo dos vídeos e melhorias na integração com dispositivos de saúde da Samsung”, ressalta Marcos Souza. A ideia, diz ele, é oferecer uma experiência muito mais segura e personalizada para cada pessoa.