Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo Anemia, sífilis e hepatite são principais impedimentos para doação de sangue no Amazonas
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Cidades > Anemia, sífilis e hepatite são principais impedimentos para doação de sangue no Amazonas
Cidades

Anemia, sífilis e hepatite são principais impedimentos para doação de sangue no Amazonas

Redação Segundo a Segundo
Atualizado em 2025/03/17 at 10:01 PM
Redação Segundo a Segundo 2 meses atrás
Compartilhe
Compartilhe

Anemia, Sífilis e Hepatite estão no topo do ranking de inaptidões de doação de quem procura a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) para doar sangue. Em torno de 1.500 pessoas candidatas à doação passam pelo Hemoam toda semana.

Seguindo protocolos nacionais e internacionais de segurança transfusional, todas as pessoas passam por várias etapas da triagem para que possam ser considerados aptos. Após a doação, o sangue ainda passa por exames sorológicos para identificar doenças transmissíveis.

Em 2024, 17.612 pessoas foram consideradas inaptas à doação de sangue, sendo 8.333 por conta de anemia, 759 por sífilis e 511 por hepatite B, entre outras causas.

Como fazer doação de sangue em Manaus? 

Antes de fazer a doação, o candidato passa pela triagem hematológica e clínica, onde faz aferição de pressão, hematócrito e entrevista com profissional de saúde.

Nessa etapa, cerca de 20% dos candidatos ficam inaptos. Em 2024, foram 81.750 candidatos à doação, sendo 66.040 doadores aptos e 15.710 inaptos nessas duas primeiras etapas.

Entre as principais inaptidões nas triagens hematológica e clínica estão: anemia (8.333), hipertensão (433), variação de parceiros (168), deslocamentos a área de malária (146).

LEIA TAMBÉM: Eneva abre inscrições para programa trainee com salário inicial de R$ 7 mil no Amazonas

Exames sorológicos

Após a primeira etapa de triagem, o doador faz a coleta de sangue onde são retiradas amostras que vão para exames laboratoriais,  onde são feitos exames para identificação de possíveis doenças transmissíveis.

Nesta etapa, cerca de 3% são considerados inaptos. Em 2024, do total de doações analisadas, o Hemoam teve um aproveitamento de 96,83% de doações aptas à transfusão. As principais inaptidões nesta etapa dizem respeito à Sífilis (759), Hepatite B (511) e Hepatite C (252).

A Gerência de Sorologia/NAT é responsável pelos exames, que incluem testes para HIV, Hepatite B, Hepatite C e Malária. Em 2024, foram identificados 07 casos de malária.

Segurança Transfusional

O Hemoam adota protocolos nacionais e internacionais para garantir a qualidade do sangue coletado, oferecendo maior segurança tanto para os doadores quanto para os pacientes que receberão as transfusões. Com esse rigoroso processo, a instituição consegue manter altos índices de segurança e minimizar os riscos de complicações associadas a transfusões de sangue.

“A segurança transfusional é uma prioridade no Hemoam. Para isso, todos os processos de triagem, desde a avaliação clínica inicial até os exames laboratoriais pós-doação, são realizados de forma rigorosa e com equipamentos de última geração”, disse o diretor técnico, Sérgio Albuquerque.

O Hemoam mantém um sistema de monitoramento e rastreabilidade que permite identificar e acompanhar cada bolsa de sangue desde a doação até a transfusão. Isso garante que, em caso de detecção de alguma inconsistência, as medidas necessárias sejam tomadas imediatamente.

A combinação dessas medidas garante que o sangue doado no Hemoam seja seguro e de alta qualidade, beneficiando milhares de pacientes que necessitam de transfusões.

Leia também

Entidade nega que cirurgia bariátrica tenha matado influenciadora Valéria Pantoja

Trânsito na Avenida Coronel Teixeira sofre alterações neste sábado (10)

‘Sine nos Bairros’ leva mutirão de empregos à três zonas de Manaus neste sábado (10)

Trânsito na Avenida André Araújo sofre interdições neste domingo (11)

Cemitérios de Manaus terão operação especial de trânsito no Dia das Mães

Termos Hemoam
Redação Segundo a Segundo 17/03/2025 17/03/2025
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Artigo anterior Águas de Manaus abre vagas em curso gratuito de saneamento para estudantes
Próximo Artigo Cinco vagas em seleção na Fortbras em Manaus
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.Ok