Três militares da Força Aérea Brasileira (FAB) foram presos pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), através da Delegacia Especializada de Polícia (DEP) de São Gabriel da Cachoeira (a 852 quilômetros de Manaus), suspeitos de envolvimento em um esquema de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.
A operação, denominada de Queda do Céu, foi deflagrada na última segunda-feira (03/02). De acordo com as investigações da PC-AM, que deram início em junho do ano passado, os militares utilizavam aviões da FAB para enviar e financiar drogas em Manaus. Além dos três militares, outras duas pessoas também foram presas durante a operação.
De acordo com a delegada Grace Jardim, titular da DEP de São Gabriel da Cachoeira, disse que durante as investigações foi possível chegar à apreensão de drogas e carros, além de identificar crimes ambientais.
LEIA MAIS: Polícia procura por três jovens que desapareceram em Manaus
A autoridade policial informou, ainda, que cada membro da associação criminosa tinha uma função. “Um deles cooptava pessoas na cidade (São Gabriel da Cachoeira) para levar drogas à Manaus no voo (da FAB). Eles faziam a inscrição dessas pessoas e elas levavam a droga (para Manaus)”, explicou.
A delegada também afirmou que os suspeitos além de cooptar outras pessoas para servirem de “mula”, em determinadas viagens os próprios realizavam o transporte da droga.
A operação é desdobramento de uma apreensão de 342 quilos de drogas realizada em 2024, resultado de uma ação integrada entre Polícias Civil e Militar à época. Na ocasião, um soldado da ativa do Exército Brasileiro e outros dois ex-militares foram presos.
Lavagem de dinheiro
Um dos presos, de 42 anos, atuava como financiador do esquema criminoso, fazia movimentações milionárias por mês e lavava os recursos alugando veículos em São Gabriel da Cachoeira, declarando rendimentos de apenas R$ 1 mil por mês.
As investigações devem continuar e a delegada Grace Jardim afirmou não descartar a possibilidade de mais pessoas serem presas por envolvimento com a associação criminosa.