O programa RecuperaFone, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), já intimou mais de 1,7 mil por uso de aparelho celular roubado ou furtado em Manaus. As investigações foram realizadas entre setembro do ano passado e fevereiro deste ano, período no qual 1,2 mil pessoas prestaram esclarecimentos à polícia.
Um dos estados com maior número de celulares roubados ou furtados, o Amazonas está promovendo uma ofensiva contra esse tipo de crime e, desde o ano passado, as forças de segurança contam com o Núcleo de Investigação e Recuperação de Celulares (Nirc).
Responsável pelo setor, o delegado Bruno Hitotuzi, explicou que a intimação é feita após a equipe do Nirc realizar cruzamento de Boletins de Ocorrência (BO’s) com números de IMEIs. A ação é realizada com o auxílio de um software avançado, capaz de identificar celulares com restrição por roubo, furto ou extravio.
LEIA TAMBÉM: Homem é procurado por receptação de objetos furtados em Manaus
“As pessoas que estão sendo intimadas pelo RecuperaFone são aquelas que estão com celulares roubados, furtados, perdidos ou extraviados. Nós enviamos as intimações por meio de um número verificado da própria Secretaria de Segurança. Esse número possui um selo de verificação no canto da tela”, destaca o diretor geral do RecuperaFone, delegado Bruno Hitotuzi.
O delegado orientou sobre a necessidade de a pessoa notificada comparecer à sede do RecuperaFone. Caso esteja fora de Manaus, o notificado pode comparecer à Delegacia de Polícia Civil do município onde se encontra, apresentar o documento e prestar o esclarecimento. O não comparecimento pode ser tipificado como descumprimento.
Conforme Bruno Hitotuzi, a Polícia Civil tem identificado que alguns cidadãos passaram a registrar o Boletim de Ocorrência com algumas intercorrências referentes ao relato oficial. “Não é necessário registrar boletins de ocorrência falsos por furto ou roubo. Basta registrar o boletim, seja ele típico ou atípico, informando a perda do aparelho, e nós tomaremos as providências para a recuperação”, explica a autoridade policial.
Desde o início do lançamento, o Programa RecuperaFone já realizou a apreensão de cerca de 3 mil celulares, deste total, mais de 850 tiveram os proprietários identificados, sendo que 126 ainda encontram-se na sede do Nirc, localizado no conjunto Celetramazon, rua Professora Josefina Mello, bairro Adrianópolis. Os nomes constam no edital disponível no site da SSP-AM (CONFIRA O EDITAL).