No ano passado, o Amazonas registrou a emissão de cerca de 410 mil RG’s no novo modelo do documento, a Carteira de Identidade Nacional (CIN). Por dia, foram confeccionados em média mil documentos. A demanda é alta e ajuda a explicar as queixas quanto à demora. Em contrapartida, o que não dá para entender é porquê mais de 34 mil documentos gerados estão abandonados nos Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC), aguardando os donos.
De acordo com o diretor do Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM), Mahatma Porto, os documentos seguem sendo guardados pela Instituição, mas o cidadão precisa fazer a retirada. Para consultar se o documento já está apto para entrega basta acessar o mesmo site do agendamento e clicar na aba “Acompanhar Atendimento”.
Mahatma explicou, ainda, que com ao RG em mãos, o cidadão pode baixar o documento na versão digital. A versão é acessada a partir do aplicativo do Governo Federal, o Gov.BR, onde é necessário ter o selo prata ou ouro para baixar o documento na Carteira Digital.
Do total de emissões de CIN de 2024, cerca de 235 mil foram realizadas na capital e 175 mil no interior. Com uma média mensal de 21 mil agendamentos e 35 mil atendimentos, a emissão do documento alcançou 409.453 mil cidadãos amazonenses ao longo do período.
Desde o início da emissão da CIN, em abril de 2023, o Estado já contabiliza cerca de 600 mil novas identidades emitidas, representando cerca de 14% da população amazonense no acumulado histórico entre 2023 e 2024.
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RG tem validade? Agora sim!
O antigo RG ainda pode ser usado até 2031. No Brasil, esse tipo de documento, antes, não possuía um prazo de validade e sua substituição só era necessária se sofresse danos que comprometessem a segurança ou dificultasse o reconhecimento da pessoa. Com a nova CIN, isso mudou.
Crianças de 0 a 12 anos devem fazer renovação a cada 5 anos. Para aqueles acima de 12 anos até 60 anos, a troca acontece a cada 10 anos e para os maiores de 60 anos, a validade é indeterminada.
A nova Carteira de Identidade Nacional tem elementos tecnológicos que garantem maior segurança dos dados. Entre as inovações está a inclusão de um QR Code, que permite uma verificação fácil e confiável. Além disso, a CIN também está disponível em formato digital, acessível pelo aplicativo gov.br, com a mesma validade do documento físico.
Para solicitar o documento, é necessário realizar o agendamento por meio do site da SSP-AM (CLIQUE AQUI), por meio do qual, o cidadão acessa todas as informações referente a documentação solicitada para expedir a nova CIN. Pessoas idosas, com deficiência e outras prioridades comprovadas a partir de documentos não precisam agendar, basta ir ao PAC mais próximo da sua residência.