Dois jovens indígenas, da etnia Munduruku, de 12 e 14 anos, foram resgatados por militares do Comando Militar da Amazônia (CMA) neste domingo (16/02), após seis dias perdidos em uma área na Terra Indígena Kwata/Laranjal, no município de Borba (a 215 quilômetros de Manaus).
De acordo com informações do CMA, os adolescentes foram localizados por indígenas da comunidade Paca, ao sul da comunidade Vila Nova, a aproximadamente 20 quilômetros do ponto onde se perderam. Além de militares do CMA, o resgate contou com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), Defesa Civil e indígenas da região.
O CMA foi acionado pela Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB), e mobilizou tropas do 1º Batalhão de Infantaria de Selva e uma aeronave do 4º Batalhão de Aviação do Exército.
Um helicóptero do CMA também foi empregado nas buscas e serviu de apoio para realizar o transporte dos adolescentes até o município de Nova Olinda do Norte (a 126 quilômetros de Manaus), onde receberam atendimento médico.
Desaparecimento dos jovens indígenas
Os adolescentes desapareceram na última segunda-feira (10), quando saíram para caçar na região da aldeia Parawá. Três dias depois, o desaparecimento foi divulgado pela página Juventude Munduruku Amazonas, que publicou uma nota de desaparecimento nas redes sociais.
Na nota, foi informado ainda que a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros já haviam sido acionados e que as buscas já haviam iniciado.
LEIA MAIS: SSP-AM divulga lista de convocados em concurso público