A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) anunciou investimentos de R$2.724.500, em dois editais inéditos, exclusivos para cientistas mulheres do interior e da capital, em áreas prioritárias.
O anúncio dos novos editais foi feito durante atividade do Movimento Mulheres e Meninas na Ciência, que este ano completa seis anos. O evento aconteceu no salão Rio Solimões, no Centro Cultural Palácio Rio Negro, no Centro.
LEIA TAMBÉM: Na FCecon, mais de 200 meninas e mulheres desenvolvem pesquisas em oncologia
Entre as novidades anunciadas está o Programa de Apoio a Projetos de Pesquisa Básica em Áreas Prioritárias de Ciência, Tecnologia e Inovação (PAPB-CT&I/Fapeam), que vai fomentar pesquisas para o avanço do conhecimento científico em áreas prioritárias de CT&I no Amazonas.
Outro edital é o Programa de Apoio ao Empreendedorismo Feminino nas Cadeias Produtivas do Interior do Estado do Amazonas (PEF-CP AM/Fapeam) destinado a apoiar projetos inovadores e sustentáveis que impulsionem a participação de mulheres no empreendedorismo e no desenvolvimento de setores econômicos ligados às cadeias produtivas do agronegócio.