Um avião que fazia trÔfico de drogas foi derrubado pela Força Aérea Brasileira (FAB) fazendo um voo ilegal no Amazonas. A aeronave vinha da Venezuela. Duas pessoas morreram com a queda em uma região de floresta no interior do estado.
Essa é a segunda aeronave com drogas interceptada pela FAB no espaço aéreo amazonense, em uma semana. A operação da Força Aérea ocorreu na manhã de terça-feira (11/02), mas só na noite desta quarta-feira (12/02) é que o caso foi revelado.
De acordo com a FAB, a ação ocorreu sob a coordenação do Comando de OperaƧƵes Aeroespaciais (COMAE), em parceria com a PolĆcia Federal. A interceptação integra a Operação Ostium, que tem como objetivo sufocar atividades criminosas na fronteira brasileira.
A Força Aérea disse que aplicou medidas de averiguação, que visam a determinar ou a confirmar a identidade de uma aeronave e a vigiar o seu comportamento. Depois disso, foram executadas as medidas de intervenção, que consistem na determinação à aeronave interceptada para que modifique a rota, com o objetivo de forçar o pouso em aeródromo determinado.
LEIA TAMBĆM: Em segredo, Prefeitura autoriza aumento de 12,3% na conta de Ć”gua em Manaus
“Sem resposta positiva por parte da aeronave interceptada, foi necessĆ”rio executar as medidas de persuasĆ£o. Neste estĆ”gio, sĆ£o efetuados tiros de aviso, de maneira que possam ser observados pelos traficantes que se encontravam na aeronave interceptada, com o objetivo de persuadi-los a obedecer Ć s ordens transmitidas”, disse a FAB, em nota.
Como isso, a FAB informou que foi necessĆ”rio dar o Tiro de Detenção (TDE) no aviĆ£o que voava de forma ilegal no Amazonas. A medida consiste no disparo de tiros, com a finalidade de impedir a continuidade do voo. A localidade exata onde o aviĆ£o caiu nĆ£o foi revelada. Pelas imagens divulgadas pela forƧa tambĆ©m nĆ£o Ć© possĆvel identificar a presenƧa de drogas.
Só nesta quarta, Ć© que um helicóptero H-60 Black Hawk, pertencente ao SĆ©timo EsquadrĆ£o do Oitavo Grupo de Aviação (7Āŗ/8Āŗ GAV – EsquadrĆ£o HĆ”rpia), conseguiu chegar na localidade onde o aviĆ£o caiu.
No local, os agentes identificaram dois traficantes mortos e a presença de drogas no interior da aeronave. A quantidade do material não foi divulgada.