Um avião que fazia tráfico de drogas foi derrubado pela Força Aérea Brasileira (FAB) fazendo um voo ilegal no Amazonas. A aeronave vinha da Venezuela. Duas pessoas morreram com a queda em uma região de floresta no interior do estado.
Essa é a segunda aeronave com drogas interceptada pela FAB no espaço aéreo amazonense, em uma semana. A operação da Força Aérea ocorreu na manhã de terça-feira (11/02), mas só na noite desta quarta-feira (12/02) é que o caso foi revelado.
De acordo com a FAB, a ação ocorreu sob a coordenação do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), em parceria com a Polícia Federal. A interceptação integra a Operação Ostium, que tem como objetivo sufocar atividades criminosas na fronteira brasileira.
A Força Aérea disse que aplicou medidas de averiguação, que visam a determinar ou a confirmar a identidade de uma aeronave e a vigiar o seu comportamento. Depois disso, foram executadas as medidas de intervenção, que consistem na determinação à aeronave interceptada para que modifique a rota, com o objetivo de forçar o pouso em aeródromo determinado.
LEIA TAMBÉM: Em segredo, Prefeitura autoriza aumento de 12,3% na conta de água em Manaus
“Sem resposta positiva por parte da aeronave interceptada, foi necessário executar as medidas de persuasão. Neste estágio, são efetuados tiros de aviso, de maneira que possam ser observados pelos traficantes que se encontravam na aeronave interceptada, com o objetivo de persuadi-los a obedecer às ordens transmitidas”, disse a FAB, em nota.
Como isso, a FAB informou que foi necessário dar o Tiro de Detenção (TDE) no avião que voava de forma ilegal no Amazonas. A medida consiste no disparo de tiros, com a finalidade de impedir a continuidade do voo. A localidade exata onde o avião caiu não foi revelada. Pelas imagens divulgadas pela força também não é possível identificar a presença de drogas.
Só nesta quarta, é que um helicóptero H-60 Black Hawk, pertencente ao Sétimo Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (7º/8º GAV – Esquadrão Hárpia), conseguiu chegar na localidade onde o avião caiu.
No local, os agentes identificaram dois traficantes mortos e a presença de drogas no interior da aeronave. A quantidade do material não foi divulgada.