As vendas no e-commerce do Grupo TapajĂłs cresceram 319,30% em 2024 na comparação com o ano anterior. Para sustentar essa expansĂŁo, a empresa investiu mais de R$ 1 milhĂŁo na plataforma e planeja novos investimentos em 2025 para a consolidação de sua presença no mercado digital da regiĂŁo Norte, onde Ă© lĂder no varejo farmacĂȘutico fĂsico, com as redes Santo RemĂ©dio, FarmaBem e Flexfarma.
Desde 2022, quando implementou seu sistema de compras on-line, o crescimento no e-commerce da empresa tem sido contĂnuo, acompanhando a tendĂȘncia nacional. De acordo com a Associação Brasileira de ComĂ©rcio EletrĂŽnico (ABComm), o faturamento das vendas on-line no Brasil atingiu R$ 204,3 bilhĂ”es em 2024 e deve chegar a R$ 234,9 bilhĂ”es em 2025, um avanço de 14,9%. “Nossa estratĂ©gia Ă© consolidar a presença digital de maneira gradual e consistente, e o prĂłximo passo Ă© a expansĂŁo para Boa Vista, que deve ocorrer no primeiro semestre deste ano”, afirma Wili Garcez, CEO do Grupo TapajĂłs.
Na esteira das novidades, ele diz que a empresa tambĂ©m pretende lançar um aplicativo prĂłprio e um novo sistema de e-commerce, ampliando as opçÔes de pagamento, convĂȘnios, programa de fidelidade e outras vantagens exclusivas. A expectativa Ă© que, em 2025, o faturamento das vendas on-line cresça mais de 46%.
Para consumidores como a servidora pĂșblica Marinete Cardoso, 51, a compra on-line de medicamentos se tornou uma opção assertiva. “Quando estou em casa, considero muito mais prĂĄtico do que ir atĂ© a farmĂĄcia. Vale muito mais a pena pagar uma taxa de entrega do que precisar sair, enfrentar trĂąnsito e gastar gasolina”, comenta.
As compras podem ser feitas diretamente pelo site ou aplicativo das farmĂĄcias, alĂ©m de serviços de delivery. “Gosto de pedir pelo WhatsApp, porque posso enviar a foto da receita mĂ©dica, o que facilita muito”, diz Marinete.
LEIA TAMBĂM: Mais de 25 mil tĂȘm direito ao Abono Salarial de atĂ© R$1,5 mil no Amazonas
Produtos mais vendidos pelo e-commerce
Nos Ășltimos anos, as farmĂĄcias deixaram de ser apenas um estabelecimento para compra de medicamentos, tornando-se espaços de saĂșde e bem-estar mais completos. Fruto destas mudanças, duas categorias de produtos fora da classe de remĂ©dios se destacam no e-commerce do Grupo TapajĂłs: nutrição infantil e suplementação fitness.
“Isso ocorre devido Ă conveniĂȘncia de compra de itens recorrentes, como fĂłrmulas infantis e suplementos, impulsionadas pela tendĂȘncia crescente de bem-estar e saĂșde. Campanhas atrativas e um pĂșblico digitalmente ativo reforçam esse crescimento, refletindo mudanças nos hĂĄbitos de consumo e a alta frequĂȘncia de recompra”, destaca Gustavo Garcez, supervisor de marketing digital da empresa.
Apesar da expansĂŁo do e-commerce, muitos desafios logĂsticos ainda precisam ser superados na regiĂŁo Norte, repleta de grandes barreiras naturais. Gustavo Garcez ressalta que as empresas precisam estar atentas a esses pontos para garantir eficiĂȘncia. “O Grupo TapajĂłs adaptou sua logĂstica e fortaleceu sua estratĂ©gia de last-mile, investindo em entregas rĂĄpidas e na integração com serviços de delivery locais, ao mesmo tempo que contribui para movimentar a economia da regiĂŁo”, destaca.
Outra atenção da companhia Ă© para que o cliente faça uma transação 100% segura e prĂĄtica. Para isso, instituiu um sistema antifraude mais robusto, que reduz o tempo de aprovação das compras para menos de 15 minutos. “TambĂ©m ampliamos as opçÔes de pagamento e investimos na aquisição de imagens e descriçÔes diretamente com as indĂșstrias, facilitando a escolha mesmo em ambiente digital”), conclui.