Neste período que antecede as festas carnavalescas, a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) volta a precisar de doadores. Isso porque no Carnaval o banco de sangue tem uma demanda crescente de urgências e emergências, e a baixa no estoque preocupa a Fundação, que abastece toda a rede de saúde pública e privada do Estado
Para que não haja problemas na distribuição, a gerente de captação de doadores do Hemoam, Nívia França, explica que a meta da Fundação é coletar 700 bolsas de sangue até a próxima sexta-feira (28/02). Ela explica ainda que há a necessidade de doadores dos tipos sanguíneos O+ e O-.
“Metade dessas coletas precisam ser de O+, porque é o compatível com a maioria da população, e o O-, que só pode receber dele mesmo. Além disso, ele é um sangue mais raro, tem sempre que estar em estoque”, explicou.
A baixa no número de doadores já vem sendo notada desde o início de fevereiro, quando o Hemoam registrou menos de 125 bolsas de sangue coletadas no dia. A meta diária da Fundação é de 250.
Apesar do feriado prolongado de Carnaval, o Hemoam estará funcionando para receber os doadores de sangue no sábado (1º/03), das 7h às 18h, e na segunda-feira de Carnaval (03/03), no mesmo horário. Na quarta-feira de Cinzas, a Fundação abre às 13h.
“Qualquer um de nós pode vir a precisar de uma bolsa de sangue, então é muito importante o comparecimento das pessoas. Quem precisa de uma bolsa de sangue não pode esperar, elas precisam desse sangue para se manter vivas”, enfatiza Nívia.
Saiba como ajudar o banco de sangue do Hemoam
Doadores já cadastrados devem se dirigir ao Hemoam, que fica na avenida Constantino Nery, nº 4397, bairro Chapada, zona centro-sul de Manaus.
Quem ainda não é doador, mas deseja ser, precisa seguir algumas orientações:
– Ter entre 16 e 69 anos de idade (desde que a primeira doação tenha sido feita até 60);
– Jovens com 16 ou 17 anos precisam estar acompanhado do pai/mãe ou responsável legal (tutelar);
– Pesar mais de 50kg;
– Estar saudável;
– Apresentar documento oficial com foto (RG, CNH, E-título, Passaporte, Carteira de trabalho Física, Certificado de Reservista ou Carteira Profissional);
– Estar bem alimentado (refeição reforçada, pelo menos 1 hora antes da doação);
– Ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior à doação;
– Não ter fumado 2 horas antes da doação;
– Não ter ingerido bebida alcóolica até 12 horas antes da doação.
As pessoas também devem apresentar documento oficial com foto (RG, CNH, E-título, Passaporte, Carteira de trabalho Física, Certificado de Reservista ou Carteira Profissional).
LEIA TAMBÉM: Polícia Federal cumpre mandados em gabinetes de juízes no Amazonas