A Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) disse, nesta segunda-feira (24/02), que o sistema do Cadastro Único ficará indisponível devido à migração para um novo banco de dados. Com isso, os atendimentos serão suspensos de 28 de fevereiro até 16 de março. Durante o período, não será possível realizar agendamentos ou atendimentos relacionados à atualização e ao cadastramento nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e subcentrais.
A migração da base de dados, atualmente gerida pela Caixa Econômica Federal, ficará sob responsabilidade da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev). O novo sistema traz diversas melhorias, como a automatização do preenchimento de dados, integração com registros civis e a Receita Federal, utilização do CPF como identificador principal e a criação de uma plataforma para monitoramento e prevenção de fraudes.
LEIA TAMBÉM: Polícia Federal cumpre mandados em gabinetes de juízes no Amazonas
Além disso, será oferecido um treinamento especializado aos profissionais responsáveis pela operação do sistema, com trilhas formativas do nível básico ao avançado. O objetivo é garantir que os operadores estejam capacitados para assegurar o uso da nova plataforma, promovendo uma integridade das informações e o aprimoramento contínuo das políticas públicas.
Apesar da suspensão temporária do CadÚnico, os demais serviços prestados nas unidades do Cras seguirão funcionando normalmente. O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) continuará oferecendo orientação social, encaminhamentos à rede socioassistencial e intersetorial, além de apoio a famílias em situação de vulnerabilidade. O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que atende grupos organizados por faixa etária com foco na melhoria da qualidade de vida e no fortalecimento dos laços familiares e comunitários, também manterá suas atividades.
A Semasc ressalta que as orientações sobre o Cadastro Único serão mantidas, garantindo que a população receba as informações necessárias para acessar os benefícios e serviços assistenciais disponíveis, assegurando que o processo ocorra de maneira tranquila e sem impactos para os cidadãos.