O Batalhão de Policiamento Ambiental (BPamb) apreendeu, nesta semana, cerca de 400 metros cúbicos de madeira ilegal em serrarias no município de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus). A operação foi realizada em parceria com o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e teve como objetivo a fiscalização de serrarias da região.
Ninguém foi preso, mas as apreensões de equipamentos usados para a prática de crimes ambientais chegaram a R$5 milhões. Além da madeira, os agentes recolheram três bancadas de serra, uma caçamba azul, uma retroescavadeira e uma empilhadeira.
As equipes realizaram uma série de vistorias em madeireiras, constatando irregularidades como a ausência de Documento de Origem Florestal (DOF), notas fiscais da madeira e licenças ambientais para funcionamento.
LEIA TAMBÉM: Trio vindo de Tabatinga é preso em Manaus com 75 quilos de cocaína
No bairro Novo Manacá, ao chegarem em uma serraria com um pátio lotado de madeira, foram encontrados cerca de 400 metros cúbicos de madeira serrada, além de máquinas utilizadas no processamento e transporte. A empresa não possuía licença ambiental, nem documentação que comprovasse a legalidade da madeira apreendida.
Ainda durante a fiscalização foram lavrados autos de infração e o proprietário da serraria responderá criminalmente e administrativamente pelos crimes ambientais identificados.