Policiais militares das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam) desarticularam uma quadrilha envolvida em assaltos a lojas de Manaus. Seis integrantes do bando criminoso foram presos, em flagrante, enquanto tentavam assaltar uma loja no conjunto Eldorado, na zona centro-sul da capital amazonense.
As prisões foram polícias após um alerta emitido pelo Cerco Inteligente de Monitoramento, o famoso Paredão, mantido pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), e que emite alertas em tempo real de veículos suspeitos de utilização em atividades criminosas.
A maior parte dos bandidos presos é do sexo masculino e tem 31, 22, 21 e 17 anos de idade. Uma mulher de 27 anos também integrava a quadrilha e foi levada para a prisão. Em 30 dias, eles estiveram envolvidos em pelo menos dois assaltos a lojas do comércio de Manaus.
De acordo com o capitão PM João Dias, as equipes da Rocam estavam monitorando um carro Onix, branco, de placa QZI1H40, que estava sendo utilizado em ações criminosas. As diligências iniciaram após informações fornecidas pelo sistema de videomonitoramento Paredão. A partir das denúncias, os policiais militares realizaram um cerco e abordaram o veículo.
LEIA TAMBÉM: Bella é a primeira bebê a nascer em Manaus em 2025 e veio ao mundo às 00h20
“Durante o patrulhamento conseguimos lograr êxito. Nós já estamos monitorando esse grupo, que já se preparava para praticar outras ações criminosas na zona centro-sul. A quadrilha é suspeita de realizar diversos roubos, incluindo a um estabelecimento comercial no bairro Mutirão, no dia 28 de dezembro”, disse o capitão.
Quatro suspeitos, que já se preparavam para praticar mais um roubo, foram interceptados pelos PMs na rua Eliodoro Moreira. Dentro do carro também foram encontrados um revólver calibre 38 e uma réplica de arma (simulacro). Questionados, os suspeitos revelaram a localização de outros materiais ilícitos em uma residência, na rua Sabiá Coleira, comunidade União da Vitória.
No local indicado, a equipe policial encontrou um casal integrante do grupo. Durante a abordagem, foram apreendidos um fuzil; uma pistola; 70 munições de calibre 5.56; 50 munições de calibre 7.62; cinco munições de calibre 38 e cinco munições de calibre 9 milímetros.
Os suspeitos foram encaminhados, juntamente com o material apreendido, para o 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP), onde foram autuados em flagrante por associação a criminosa, associação ao tráfico, porte Ilegal de arma, posse irregular de uso restrito e roubo tentado.