Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo Maternidade faz transfusão de sangue para bebê na barriga da mãe em Manaus
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Cidades > Maternidade faz transfusão de sangue para bebê na barriga da mãe em Manaus
Cidades

Maternidade faz transfusão de sangue para bebê na barriga da mãe em Manaus

Redação Segundo a Segundo
Atualizado em 2025/01/14 at 8:29 PM
Redação Segundo a Segundo 5 meses atrás
Compartilhe
(foto: divulgação)
Compartilhe

A Maternidade Ana Braga realizou, neste fim de semana, a primeira transfusão de sangue para um bebê dentro do útero da mãe. A beneficiada foi uma paciente indígena, da etnia baré, de 27 anos. O procedimento é considerado de alta complexidade.

A indígena, de São Gabriel da Cachoeira (a 852 quilômetros de Manaus), foi identificada por meio do programa de Telemonitoramento de Pré-Natal de Alto Risco (TelePNAR) em áreas remotas do estado.

“O TelePNAR é um programa realizado em parceria com a Universidade do Amazonas (Ufam) e com o Ministério da Saúde, que possibilita identificar casos como esse nas regiões mais distantes do estado, via Telemedicina e, assim, providenciar uma intervenção rápida e eficiente para salvar vidas. Sem sombra de dúvida é um resultado que temos a comemorar”, ressaltou a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud. 

Com 29 semanas de gestação, a equipe médica que fazia o acompanhamento da mãe, detectou uma anemia severa no feto e recomendou a transferência da paciente para Manaus. Na capital, ela realizou exames de ultrassonografia no Ambulatório Araújo Lima, do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), que comprovaram a gravidade da doença no feto.  

LEIA TAMBÉM: 18 bairros de Manaus ficarão sem energia elétrica durante a semana

“Como se tratava de uma situação grave, que precisava de uma intervenção urgente para preservação da vida do bebê, fizemos contato com a maternidade Ana Braga, que é referência em atendimento de risco de alta complexidade, e que nos deu todo o suporte para a realização desse procedimento. A transfusão foi um sucesso, e mãe e bebê passam bem”, afirmou o médico Carlos Henrique Freire, responsável pelo TelePNAR no ambulatório. Ele e o médico Sidney Albuquerque, especialista em medicina fetal, foram os responsáveis pelo acompanhamento clínico da paciente.

A técnica  consiste na  transfusão de sangue para o feto ainda no útero da mãe. Neste caso, a medida foi necessária, devido à incompatibilidade sanguínea entre a mãe, que possui o Rh negativo,  e o bebê, com o Rh positivo.

“Aqui na Ana Braga, demos todo o suporte logístico para que o procedimento fosse realizado, com excelência. O nosso banco de sangue, nossas equipes multiprofissionais e toda a nossa estrutura esteve à disposição e, graças a isso, foi possível salvarmos mais uma vida”, destacou o diretor da maternidade, Edilson Albuquerque.  

Conforme a equipe médica, cerca de 70 ml de sangue tratado foi transfusionado para o bebê, em um procedimento que durou cerca de 40 minutos. Mãe e bebê passam bem e devem retornar à unidade para receber outras dosagens de sangue, devido à gravidade da anemia fetal.

“Eu estou muito feliz porque, graças ao empenho de todos os profissionais de saúde envolvidos no meu caso, vou poder seguir com a minha gestação. Tenho sido muito bem assistida, tanto na maternidade, como no ambulatório, e só tenho a agradecer por todo cuidado que tenho recebido”, destacou a paciente.

Leia também

Jacaré de três metros é avistado na praia da Ponta Negra e área é isolada para segurança

Desembargadora do TRT11 é notificada por manter empregada doméstica irregular por mais de 30 anos

Trânsito sofre alteração temporária no Complexo Viário Rei Pelé a partir de domingo

Amazonas tem mais evangélicos e menos católicos que a média nacional, aponta Censo

Mulher é resgatada após 22 anos de trabalho escravo em casa de luxo em Manaus

Termos Maternidade, Sangue
Redação Segundo a Segundo 14/01/2025 13/01/2025
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Artigo anterior Professores poderão estudar inglês de graça nos EUA Semed em Manaus anuncia processo seletivo com 220 vagas temporárias
Próximo Artigo Vacinação de cães e gatos contra a raiva chega à reta final em Manaus; Saiba onde fazer
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.Ok