O Laboratório de Análises Clínicas da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) realizou 761 mil exames em 2024. As análises com maior demanda foram as de hematologia, bioquímica e marcadores tumorais.
O serviço realiza mais de 130 tipos de exames, abrangendo os de rotina – urina e determinação de marcadores tumorais –, e nas áreas de imunologia, hormônios, parasitologia, microbiologia, bioquímica e hematologia/coagulação. As análises são utilizadas pela equipe médica na avaliação do quadro clínico, na determinação das condutas de tratamento e no monitoramento dos pacientes com câncer.
De acordo com o gerente do Laboratório de Análises Clínicas, Vanderlei Alves, o serviço realiza atendimentos de urgência, nas enfermarias, ambulatório e quimioterapia. Ele destaca, também, que o setor, hoje, segue uma padronização, em que cerca de 95% dos exames são liberados no mesmo dia, visando facilitar o acesso dos pacientes ao atendimento médico. “Essa rapidez é importante para todos e, em especial, para as pessoas de zonas rurais e do interior do Estado”, afirmou.
LEIA TAMBÉM: Última chance para matrícula de novos alunos nas escolas públicas de Manaus e Iranduba
Além das atividades de rotina, Alves ressalta a participação do Laboratório do FCecon em práticas de ensino. Cita como exemplo a 4ª Jornada Acadêmica de Biomedicina da Faculdade Estácio, com a realização de visitas técnicas dos alunos às dependências do hospital e do curso solidário de interpretação de hemograma clínico e suas principais alterações.
“As ações realizadas arrecadaram 300 quilos de alimentos, que foram distribuídos aos pacientes do hospital e familiares”, observou.