Jovens da capital amazonense já podem fazer inscrições no Alistamento Militar Feminino. A seleção é destinada a quem já possui 18 anos ou vai completar em 2025 e tem interesse em atuar na Marinha, Exército ou Aeronáutica. Em todo o país, estão sendo oferecidas 1.465 vagas distribuídas em 28 municípios em 13 estados, além do Distrito Federal.
O período de inscrições no alistamento começou neste mês e segue até o final de junho. Ao todo, as vagas serão 1.010 para o Exército, 300 para a Aeronáutica e 155 para a Marinha. E as inscrições poderão ser feitas online, CLICANDO AQUI.
O serviço de Alistamento Militar Feminino tem duração de 12 meses, podendo ser prorrogado por até oito anos, conforme critérios estabelecidos pelo Exército, Marinha e Aeronáutica.
LEIA TAMBÉM: Processo seletivo da UEA abre 9 vagas para professor em Parintins
De acordo com o Ministério da Defesa, o alistamento terá prazo de seis meses, mesmo período do alistamento masculino, para as voluntárias que completarem sua maioridade no ano de inscrição e, ainda, residirem em algum dos municípios que possuem Organização Militar. A partir do ato oficial de incorporação, o Serviço Militar será de cumprimento obrigatório, ficando a militar sujeita às obrigações e deveres previstos na Lei 4.375/64 e ao respectivo regulamento.
Atualmente, as Forças Armadas possuem 37 mil mulheres, o que corresponde a cerca de 10% de todo o efetivo. Com a adoção do alistamento, o número de oportunidades deve crescer gradativamente. Hoje, as mulheres atuam nas Forças principalmente nas áreas de saúde, ensino e logística ou têm acesso à área combatente por meio de concursos públicos específicos em estabelecimentos de ensino, como o Colégio Naval (CN), da Marinha, a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) e a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), da Aeronáutica.