O governador Wilson Lima entregou, nesta quarta-feira (22/01), dois novos aparelhos para reforçar procedimentos e diagnósticos de doenças do coração na Fundação Hospital do Coração Francisca Mendes (FHCFM), na zona norte de Manaus. Os equipamentos incluem uma ressonância magnética cardíaca, que deve possibilitar a realização média de 150 exames por mês, e um aparelho de hemodinâmica, que vai ampliar em 50% procedimentos cardiológicos como cateterismo e angioplastia.
O governador também realizou uma vistoria nas obras de revitalização do hospital, que vai ter o número de leitos ampliado. A mudança prevê a criação de 57 novos leitos, sendo 30 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
LEIA TAMBÉM: Casa Sara é denunciada por maus-tratos a idosos em Iranduba
“Nós estamos fazendo um trabalho de reformulação da rede de saúde, começando por essas unidades que são referência. Esse é um hospital que há 25 anos não recebia algum tipo de intervenção estrutural mais significativa, e nós estamos modernizando não só a estrutura, como também todo o parque tecnológico com a troca de equipamentos e ampliando os atendimentos, tornando cada vez mais o Francisca Mendes nessa referência e na realização de cirurgias cardíacas”, afirmou o governador Wilson Lima.
Os novos equipamentos vão beneficiar diretamente pacientes cardiopatas no Amazonas. O aparelho de ressonância magnética será o primeiro da rede pública estadual, permitindo avaliações detalhadas da estrutura e funcionamento do coração de forma segura, indolor e não invasiva. A estimativa inicial é realizar 150 procedimentos por mês.
Os dois equipamentos de hemodinâmica em atividade no hospital realizavam uma média de 4,5 mil exames por ano e, com o terceiro aparelho, deve aumentar em 26% a quantidade de atendimentos. Com os dois primeiros aparelhos de hemodinâmica e dois tomógrafos em operação, o hospital conseguiu, em 2024, zerar a fila ambulatorial de angioplastia e cateterismo, com a realização de 2.822 procedimentos do tipo.
Obras de ampliação avançam no Hospital Francisca Mendes
O governador também vistoriou as obras de revitalização do Hospital Francisca Mendes. Entre as mudanças, o hospital vai criar 57 novos leitos, sendo 30 de UTI e 27 leitos clínicos, totalizando 204 leitos na unidade, um aumento de 38% na capacidade instalada da unidade que, atualmente, a conta com 147, entre leitos clínicos e de UTI.
Além disso, o local passará por melhorias na infraestrutura, entre ampliação de espaços e revisão de instalações elétricas e hidráulicas. As obras são executadas pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) com investimentos na ordem de R$ 43 milhões.
Reconhecido como uma unidade referência em cardiologia, o Hospital Francisca Mendes é o único hospital do coração do Amazonas, atendendo pacientes de outros estados por meio do programa Tratamento Fora do Domicílio (TFD), com destaque para as cirurgias cardíacas neonatais.
Em 2024, a unidade ainda realizou 563 cirurgias cardíacas, sendo 403 procedimentos adultos e 160 pediátricos. Também foram realizadas 356 cirurgias vasculares e 4,5 mil procedimentos de hemodinâmica em todas as especialidades. Além disso, a unidade registrou mais de 40 mil atendimentos ambulatoriais.