Uma família inteira foi soterrada por um deslizamento de terra no bairro Redenção, na zona centro-oeste de Manaus, na manhã deste domingo (19/01). Três pessoas foram resgatadas com vida, mas outras duas pessoas são consideradas desparecidas. O Corpo de Bombeiros trabalha na tentativa de localização.
A tragédia foi registrada por volta das 11h deste domingo e tem ligação com as fortes chuvas que atingem a capital, desde a noite de ontem. Cerca de 21 ocorrências foram registradas pela Defesa Civil só nas primeiras horas da manhã, incluindo deslizamentos em outras regiões da cidade. A Prefeitura, entretanto, omite as localizações dos acidentes e o número de famílias afetadas.
Na Redenção, duas casas foram soterradas. Conforme informações do Corpo de Bombeiros, o acionamento ocorreu, por volta das 11h20. Ao todo, 58 bombeiros, entre especialistas em resgate em estruturas colapsadas, salvamento e atendimentos de primeiros socorros, foram destacados para o local. Além disso, também atuam no local especialistas com cães de resgate da corporação.
LEIA TAMBÉM: SAMU demora e mulher aguarda socorro no chão de rua alagada no Alvorada
Em uma das casas soterradas pelo deslizamento na Redenção, uma vítima foi imediatamente socorrida e conduzida para unidade hospitalar da capital. Na segunda residência, de acordo com relato de vizinhos, estavam quatro moradores.
Uma criança foi resgatada com vida e encaminhada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o pronto-socorro da Criança da zona Oeste, onde está recebendo os cuidados necessários. Uma mulher foi atendida no local e encaminhada pelo Samu para o hospital Platão Araújo, localizado na zona Leste.
Outro rapaz foi resgatado com vida e encaminhado pelo Corpo de Bombeiros para o pronto-socorro mais próximo para receber os primeiros atendimentos. Mas os Bombeiros ainda trabalham nas buscas por duas pessoas desaparecidas.
Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) informa que está atuando desde o começo da operação de salvamento das vítimas e que as unidades de saúde do Estado estão organizadas para atender às necessidades das vítimas. Até às 14h, deste domingo (19/01), quatro vítimas foram atendidas; uma já recebeu alta médica e as demais seguem internadas em estado de saúde estável.
Equipes da Defesa Civil Estadual também estão no local para prestar o devido auxílio, acompanhando a situação e fornecendo apoio às equipes de resgate. Equipes da Defesa Civil, Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e outros órgãos municipais também estão mobilizados no local.