Neste domingo (12/01), a forte chuva que atingiu Manaus causou o deslizamento de um barranco, destruindo duas casas na rua Senador Fábio Lucena, bairro Mauazinho, na zona Leste da capital. Apesar do susto, não houve registro de feridos. No entanto, a situação preocupa cerca de 40 famílias que residem na área e temem novos deslizamentos.
Agentes da Defesa Civil do município estiveram no local para prestar apoio aos moradores e monitorar a região. Segundo a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), as casas destruídas estavam em uma área previamente isolada devido ao alto risco de deslizamento, identificado em laudos técnicos.
LEIA TAMBÉM: 18 bairros de Manaus ficarão sem energia elétrica durante a semana
A prefeitura disse que está pagando Auxílio-Moradia para que os moradores da região atingida pelo desastre no Mauazinho possam se mudar para locais seguros.
Vídeos gravados por moradores mostram a gravidade da situação, com a erosão ameaçando mais residências na região. A Prefeitura de Manaus informou que a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) está realizando estudos topográficos para desenvolver um projeto de contenção da erosão. O primeiro passo foi desviar a rede de drenagem que anteriormente despejava água diretamente no talude.