O Consulado Geral do Japão abriu inscrições para BOLSA DE ESTUDOS MEXT: Cultura e Língua Japonesa (para descendentes de japoneses). As inscrições encerram no dia 12 de fevereiro de 2025.
As inscrições devem ser realizadas por meio DESTE FORMULÁRIO. Os interessados devem enviar toda a documentação exigida através dos Correios ou transportadora, os documentos devem chegar ao consulado-geral até o último dia da inscrição.
O endereço do Consulado-Geral do Japão em Manaus fica localizado no Departamento Cultural (setor de Bolsas MEXT),na Rua Fortaleza, 416, bairro Adrianópolis.
Os candidatos que optarem por levar os documentos exigidos diretamente ao consulado-geral, devem colocar todos os documentos exigidos em envelope fechado, com seu endereço e do consulado-geral entregando diretamente na portaria do consulado-geral. O prazo máximo de entrega é até às 17h do dia 12 de fevereiro.
Não há taxa de inscrição.
LEIA TAMBÉM: Inscrições abertas para curso gratuito de sonorização
A bolsa terá duração de 1 ano, a partir de outubro 2025, com um valor de 117.000 ienes mensais (Aproxidamente R$ 5.515) sujeito à pequena variação. Passagem aérea de ida e volta (ao término do período da bolsa), do aeroporto internacional mais próximo da residência do candidato até o Aeroporto Internacional no Japão) e Isenção de taxas acadêmicas.
A seleção compreenderá duas fases, distribuídas em: I – Análise de documentação, exames escritos e entrevista (Provas Escritas – 18 de fevereiro e Entrevista – 26 de fevereiro) e II – Envio de documentos ao Japão para análise do MEXT.
O MEXT, juntamente com a universidade japonesa, decidirá em qual instituição o candidato será indicado, levando em consideração o desempenho do candidato nas fases da seleção. A decisão final sobre a universidade que o o candidato será indicado não poderá ser alterada, Todas as aulas na universidade serão ministradas em japonês.
Os estudos da língua e cultura japonesa são divididos em dois cursos: Curso para estudar principalmente sobre o Japão e a sua cultura, e, Curso para melhorar principalmente a proficiência na língua japonesa. A grade acadêmica varia conforme as universidades, mas todos os bolsistas terão a oportunidade de assistir às palestras especiais sobre o Japão, cultura e língua japonesa além do estudo prático especializado. Além disso, os bolsistas poderão ter aulas nos departamentos relacionados aos seus cursos individuais.
Para mais informações, ACESSE AQUI.