A atriz Ariane Feitoza, conhecida por dar vida a famosa e irreverente palhaça Cafuxa, inicia o ano de 2025 com novidades. No dia 1º de fevereiro, a artista amazonense estreia o espetáculo “Hortênsia”, monólogo teatral que marca seu retorno aos palcos do teatro adulto.
“Hortênsia”, que está em fase final de produção, traz à cena a história de uma mulher forte, corajosa, mas fantasiosa de seus próprios sentimentos. Narrando ao público, demonstra seu trauma de ter tido a vida ofuscada por um sequestro em sua infância, trazendo à tona gatilhos de conceitos psíquicos.
LEIA TAMBÉM: Elba Ramalho e Geraldo Azevedo confirmam show em Manaus
Em cena, com sua “Hortênsia”, a atriz instiga o público à terapia psicodramática, buscando desenvolver a espontaneidade e a criatividade; a compreensão de si próprio, do outro e da sociedade; a responsabilidade do homem por si e por todos os outros; sua capacidade de se colocar no lugar do outro e de viver encontros.
Acompanhando seu retorno ao público adulto, Ariane Feitoza traz parcerias já consolidadas, como do artista Roger Barbosa, que assina a direção e adaptação da montagem, cujo texto é do ator, diretor e dramaturgo Francisco Mendes.
“Estamos na fase final de produção, ensaios, últimos ajustes. Mas, para mim, Hortênsia já nasce com um marco. Na minha carreira como atriz e como mulher. Espero que o público que vá assistir possa se identificar, em cena, com essa força, a coragem de uma mulher em luta com seus próprios sentimentos”, afirmou a atriz.
Com mais de 20 anos de carreira, Ariane Feitoza iniciou sua trajetória na “Cia de Teatro Metamorfose”, em 2002. Sua estreia aconteceu no projeto “Livro Vivo: Barco Justo Chermont” e logo participou de montagens como: “Quem Roubou a Peruca de Mozart?” ( 2003); “A Bela e a Fera” (2004); “Jardim Enfeitiçado”, (2005); “Livro Vivo Teatro Amazonas” (2003 a 20050”; “Bonequinha de Pano” (2006); “Musical do Tamanho de um Bonde” (2006); e “A Viagem de um Barquinho”, que lhe rendeu prêmio de melhor atriz no “Festival de Teatro da Amazônia”, em 2005; e em 2013 com os espetáculos “A Hora Mágica”, da Cia Artcena e “Boxe Compalhaçada”, pelo Grupo Compalhaçada. Ingressou na Cia Artcena Produções em 2007, onde atuou como Produtora Cultural, atriz, assistente de direção e assistente administrativa.
Ariane, que é cientista social, analista comportamental e gestora pública, atualmente, administra a empresa de entretenimento e produção teatral “Cafuxa Animações”, onde desenvolve um trabalho de clown com a palhaça Cafuxa.
Dando vida a Cafuxa, a artista cativou o coração e o sorriso do público e levou a palhaça para circulação “pelo mundo”, apresentando, nos últimos anos, o projeto em festivais estaduais e nacionais. A “Cafuxa Animações” é, também, responsável pela realização de “Hortênsia”.
“Atuar para o público adulto é tão desafiador quanto atuar para crianças, com todas as suas particularidades. Estou ansiosa, ao mesmo tempo muito confiante por estar cercada por profissionais maravilhosos e pronta para esse retorno ao palco com ‘Hortênsia’. É o amadurecimento de uma longa caminhada que trilhei”, afirmou Ariane.
“Hortênsia” estreia dia 1º de fevereiro, no teatro Selma Bustamante, localizado na sede da Interarte, na avenida Maceió, Adrianópolis, zona centro-sul de Manaus.