A data para as inscrições ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) já foram divulgadas e vão do dia 17 ao dia 21 de janeiro. O estudante interessado em conquistar uma vaga nas instituições públicas de ensino superior, deve entrar no Portal Único de Acesso para realizar a inscrição.
No ano de 2025, o processo seletivo do Sisu terá apenas uma etapa de inscrições para ingresso tanto no primeiro quanto no segundo semestre referentes às vagas ofertadas pelas instituições participantes. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente através do portal acessounico.mec.gov.br/sisu.
Para participar, o candidato deve ter participado da edição de 2024 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obtido nota acima de zero na prova de redação. Para quem declarou ter participado do Enem 2024 na condição de treineiro, ou seja, quem participou do exame para fins de autoavaliação antes mesmo de concluir o ensino médio, a inscrição é inválida.
Para o professor da rede estadual de ensino Adonias Freitas, o aluno deve ficar atento às notas de corte parciais divulgadas diariamente ao longo do período de inscrição.
LEIA TAMBÉM: UFAM abre 10 vagas em pós-doutorado de Inovação Farmacêutica
“É importante que o candidato acompanhe sua nota de corte com mais frequência, uma vez que o processo durará 8 dias. Nesse caso, convém acompanhar com mais atenção, perceber e analisar com muito mais frequência a sua nota de corte, porque pode acontecer de determinado dia o candidato estar dentro do número de vagas e no dia seguinte ele estar bem distante”, explica.
Ao se inscrever, o candidato poderá selecionar até duas opções de curso, e pode mudar de ideia quantas vezes quiser durante o período de inscrição. Vale ressaltar, entretanto, que apenas será considerada válida a última inscrição confirmada.
As aulas das vagas ofertadas possuem previsão de início tanto no primeiro como no segundo semestres de 2025, de acordo com os termos assinados pelas instituições públicas de ensino superior que aderiram a essa edição da seleção unificada. O semestre que o candidato vai ingressar não poderá ser escolhido pelo mesmo. Pois, isso depende da classificação no curso pretendido.
A chamada regular acontecerá no dia 26 de janeiro de 2025 e as matrículas ocorrerão do dia 27 ao dia 31 de janeiro.