O governador Wilson Lima autorizou, neste fim de semana, a progressão horizontal e promoção vertical dos servidores do quadro efetivo da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), referente aos anos de 2014 e 2015. A medida foi confirmada neste domingo (15/12) e a expectativa é que a portaria com os nomes contemplados seja divulgada nos próximos dias.
Durante reunião realizada na sexta-feira (13/12), com a Mesa Estadual de Negociação Permanente do Sistema Único de Saúde (SUS) no Amazonas (MENPS-AM), a secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, informou que mais de 6 mil profissionais devem ser beneficiados com a medida.
Nayara Maksoud destacou que, em janeiro deste ano, o governador Wilson Lima autorizou a progressão e promoção dos servidores da saúde, dos anos de 2012 e 2013. Além disso, a secretária da SES-AM pontuou que há 11 anos os servidores da saúde não tinham progressão e promoção nas carreiras.
LEIA TAMBÉM: Justiça manda convocar aprovados em concurso da PM no Amazonas
“Essa valorização dos servidores passou a ser feita após o governador Wilson Lima publicar os Decretos nº 46.221, de agosto de 2022, e nº 47.321, de abril de 2023, iniciando a regularização do Plano de Cargos e Carreiras dos profissionais, realizando uma reparação deixada por administrações passadas”, declarou a secretária, destacando que após a publicação da portaria, a decisão deverá ser executada a partir de fevereiro de 2025.
A titular da SES-AM lembrou, ainda, que em julho deste ano, o governador anunciou o reajuste salarial de 3,69% para os trabalhadores estatutários da pasta, referente à data-base de 2024, beneficiando mais de 22 mil servidores ativos, aposentados e pensionistas, além de vale alimentação para quem está de licença prêmio, médica ou maternidade.
A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Área da Saúde do Amazonas (Sindsaúde), Cleidinir Francisca, comemorou o anúncio de mais uma progressão e promoção, observando que a ação é mais um avanço para a saúde do Amazonas.
“Mais uma vez agradecemos ao Governo do Estado. O governador Wilson Lima sempre abre as portas para a mesa de negociação, com as entidades sindicais da área da saúde, e a gente vem tendo muitas conquistas”, afirmou.