De olho no ciclo olímpico e paralímpico Los Angeles 2028, o Bolsa Atleta lança edital para a categoria Atleta Pódio, a mais alta do programa. Como nas últimas edições, as adesões devem ser feitas pelo sistema on-line, CLICANDO AQUI. A indicação poderá ser feita do dia 19 de dezembro deste ano até o dia 10 de fevereiro do ano que vem.
Para o ministro do Esporte, André Fufuca, o Bolsa Pódio é um instrumento fundamental para o desenvolvimento do esporte de alto rendimento no Brasil, e que não se resume apenas ao apoio financeiro a esses talentos.
“Essa é a consolidação do compromisso do governo do presidente Lula em promover a excelência esportiva e representar o país de forma digna em competições internacionais”, enfatizou André.
Pelo edital, consideram-se as provas individuais e em duplas nas modalidades individuais que fazem parte do programa de competições oficiais dos Jogos Olímpicos, dos Jogos Paralímpicos ou dos Jogos Surdolímpicos, indicadas nos programas do Comitê Olímpico Internacional (COI), do Comitê Paralímpico Internacional (IPC) e “Internacional Committee of Sports for the Deaf” (ICSD), respectivamente, e administradas no Brasil por entidades vinculadas ao Comitê Olímpico do Brasil (COB), ao Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e a Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS), de acordo com o caso.
“O lançamento do edital do Bolsa Atleta Pódio marca um momento estratégico para o esporte brasileiro, dando início ao novo ciclo olímpico e paralímpico rumo a Los Angeles 2028.Nosso compromisso é garantir que os maiores talentos do país, com chances reais de medalhas, recebam o suporte necessário para alcançar a excelência esportiva. Sob a gestão da Secretaria Nacional de Excelência Esportiva, seguimos investindo no protagonismo do Brasil no cenário internacional, fortalecendo a base e projetando nosso futuro no alto rendimento”, afirmou a secretária nacional de Excelência Esportiva, Iziane Marques.
Recentemente, o Ministério do Esporte (MEsp) decidiu pagar de forma integral as bolsas dos atletas contemplados pelo Programa Bolsa Atleta, nos termos do Edital nº 2, publicado no Diário Oficial da União (DOU) de 28 Dezembro 2023, edital da categoria Bolsa Pódio.
LEIA TAMBÉM: Aberto cadastro para ter um terreno em novo bairro de Manaus
A decisão reforça o compromisso do MEsp com o desenvolvimento do esporte de excelência no Brasil, garantindo o suporte necessário para que os atletas possam se preparar de maneira adequada e continuar alcançando resultados de destaque em competições nacionais e internacionais. Todos os beneficiários, entre olímpicos e paralímpicos, receberão o valor integral da bolsa, conforme consta no termo de adesão.
É vedada a concessão simultânea de mais de uma bolsa ao mesmo atleta, ainda que cumpra os requisitos de outras categorias, e a concessão do benefício ao candidato a Bolsa Atleta que ocupe cargo de dirigente esportivo em organização nacional de administração e regulação do esporte. É preciso ainda estar ranqueado junto à entidade internacional relativa à sua modalidade, entre os 20 primeiros colocados do mundo em sua prova específica, mas é importante que todas as etapas do pleito sejam seguidas, para assim garantir a aprovação. O ranking internacional considerado para fins de aprovação dos atletas indicados será sempre o da modalidade, classe, peso e/ou prova pleiteada pelo atleta, aprovado pelo Grupo de Trabalho (GT).