O projeto “Feiras Verdes e mudanças climáticas: preparando-se para o futuro”, coordenado pela professora Mary Sonia Dutra de Alencar, do Colégio Nossa Senhora do Carmo, de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), foi o grande vencedor da categoria Anos Iniciais e Anos Finais do Ensino Fundamental do Prêmio Nacional Liga STEAM 2024.
Depois de visitas às feiras da cidade, onde observaram os desafios enfrentados pelos feirantes devido às mudanças climáticas, em especial à grande estiagem que afeta a região, os alunos criaram materiais educativos, construíram uma horta escolar e produziram sacolas reutilizáveis. Também criaram protótipos sustentáveis de bebedouros e banheiros públicos com o apoio do Instituto Federal do Amazonas, onde aprenderam sobre energia solar e circuitos elétricos.
O projeto vencedor receberá um prêmio de R$ 25 mil reais, sendo R$10 mil para a professora responsável, R$10 mil para a compra de equipamentos ou benfeitorias para a escola e R$5 mil para a premiação da turma que realizou o projeto. A premiação dos estudantes poderá ser utilizada para compra de equipamentos, realização de benfeitorias na unidade escolar, organização de visitas técnicas ou recreativas, entre outras possibilidades, em consonância com a escola.
O trabalho dos estudantes de Parintins partiu do tema norteador do Prêmio Liga STEAM 2024: “Pensar agora nos limites do planeta é BOM PRO MUNDO”. A professora Mary relata que as atividades de campo, que incluíram piqueniques, despertaram uma curiosidade insaciável nas crianças.
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“A alegria estampada em seus rostos era um indicativo de que estavam profundamente envolvidas nas entrevistas e com as descobertas dos impactos das mudanças climáticas em suas comunidades”, explica a professora. “Os olhos delas brilhavam e as anotações refletiam empatia e preocupação com o trabalho dos feirantes.”
Para a professora, o projeto fortaleceu valores como empatia, colaboração e responsabilidade, além de despertar a consciência sobre as mudanças climáticas para além da escola. “O projeto impactou as famílias e toda a comunidade escolar”, revela a professora Mary. “Elas se tornaram protagonistas de uma mudança positiva, demonstrando que, com apoio e incentivo, podem alcançar feitos extraordinários”, finaliza ela.
Realizado pela Aliança Social entre a Fundação ArcelorMittal e AVSI Brasil, em parceria com a Fundação Banco do Brasil, e parceria técnica da Tríade Educacional, o prêmio é uma das iniciativas da estratégia Liga STEAM, que visa promover a adoção da abordagem educacional STEAM nas escolas brasileiras. Bastante difundida em países como Estados Unidos, China, Austrália e Reino Unido, essa abordagem integra as áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, por meio de metodologias ativas, como o desenvolvimento de projetos para a resolução de problemas reais do dia a dia dos alunos.
Além do Prêmio Nacional Liga STEAM, a estratégia contempla a formação em STEAM para educadores de redes públicas de ensino, em parcerias com as Secretarias Municipais de Educação, e a criação de uma Comunidade de Educadores Liga STEAM, para torná-los referência e promotores da abordagem em suas regiões de atuação.