Os cidadãos que não puderam comparecer para votar no primeiro turno das eleições de 2024 têm até esta quinta-feira (5) para justificar a ausência. Este procedimento evita que a pessoa fique com pendências, que podem levar ao cancelamento da inscrição eleitoral.
A Justiça Eleitoral informou aos eleitores através das redes sociais que esta quinta-feira é o último dia para justificar a ausência nas urnas. A Justificativa pode ser feito pelo aplicativo e-Título, pelo sistema Justifica, ou entregando o Formulário de Justificativa Eleitoral (RJE) preenchido em um cartório eleitoral.
LEIA TAMBÉM: Aplicativo desenvolvido na Amazônia é usado para catalogar árvores em universidade portuguesa
Caso opte pelo formulário, é importante destacar que é preciso apresentar também um documento oficial com foto. Dessa forma, o processo é mais prático e rápido.
Você sabia?
No Brasil, o voto é obrigatório. Se os eleitores não justificarem sua ausência, poderão enfrentar problemas como: impedimento de obter passaporte e carteira de identidade, dificuldades para inscrever-se em concursos públicos ou para ocupar cargos públicos, e multas de 3 a 10% do valor do salário-mínimo regional.
Também será cancelada a inscrição do eleitor que não votar em três eleições consecutivas (cada turno é considerado uma eleição), não justificar a ausência e não pagar a multa devida, a contar da data do último pleito a que deveria ter comparecido.