Com vagas disponíveis para Manaus, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) anunciou a abertura de concurso para preencher 1.027 cargos disponíveis em todo o país. As oportunidades são para assistente, técnico, analista e pesquisador. A banca organizadora é o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (CEBRASPE).
Conforme o edital, os salários variam de R$2.186,19 a até R$12.814,61. As inscrições começam no dia 16 de dezembro e seguirão até o dia 7 de janeiro do ano que vem.
O concurso será nacional e as provas objetivas e discursivas estão previstas para acontecer em 23 de março de 2025, em todas as capitais do país e nas cidades com unidades da Embrapa.
Os candidatos poderão escolher a opção em que desejam se inscrever, com possibilidade de convocação para qualquer unidade da Embrapa com vagas disponíveis nessa área. A Embrapa conta com sua Sede em Brasília (DF) e 43 Unidades Descentralizadas em diferentes regiões do Brasil.
LEIA TAMBÉM: Superior Tribunal Militar abre inscrições para residência jurídica com vagas para o Amazonas
Em conformidade com a legislação, o concurso destinará 20% das vagas por cargo para pessoas pretas ou pardas (PPP) e 10% das vagas totais para pessoas com deficiência (PCD). Com isso, 719 vagas serão para ampla concorrência, 205 para PPP e 103 para PcD.
O concurso abrangerá todas as carreiras da Embrapa: pesquisador, com exigência de mestrado; analista, com exigência de curso superior; técnico, com exigência de nível médio; e assistente, com exigência de nível fundamental incompleto. Os cargos terão etapas específicas de seleção.
O concurso da Embrapa também contempla novas áreas, como advocacia, desenvolvimento humano, entomologia, recursos florestais e melhoramento genético. Algumas áreas que ganharam destaque na última década também estão representadas, como biologia sintética, ciências ômicas, ciência de dados, instrumentação em fotônica, nanotecnologia, inovação social e governança sustentável (ESG).