A Unidade Móvel de castração gratuita de cães e gatos, do Governo do Amazonas, estará presente na ação Tuti Solidário, neste sábado (14/12), na Escola Estadual Maria Madalena, localizada na rua Rio Xanxerê, 504, bairro Armando Mendes, zona leste de Manaus.
O agendamento presencial para a ação acontece nesta sexta-feira (13/12), das 9h às 14h. Serão disponibilizadas 100 vagas para castração. As castrações, exclusivas para os animais agendados, serão feitas no dia do evento. Haverá, também, vacinação antiviral para cães, e vacinação antirrábica para cães e gatos.
O serviço fornecido pela Sema oferece castrações solidárias a cães e gatos, visando democratizar o acesso à castração e resguardar problemas de saúde de animais domésticos, conforme a Política de Bem-Estar Animal do Amazonas.
LEIA TAMBÉM: Clientes Bradesco reclamam de sumiço de dinheiro em contas
Como agendar a castração gratuita de cães e gatos em Manaus?
Para o agendamento, não é necessário levar o animal. É preciso que o tutor seja maior de idade e apresente RG, CPF, além de uma foto do animal. Na ocasião, haverá entrega de senhas e o agendamento será por ordem de chegada.
A castração gratuita de cães e gatos vai ser feita no dia e horário marcado no ato do agendamento. No dia, serão atendidos primeiro os animais cujos tutores atendem a prioridades garantidas por Lei e, em seguida, os felinos, devido ao tempo de anestesia. Por fim, será a vez dos cães realizarem o procedimento.
Para a castração, o animal deve estar saudável, livre de ectoparasitas, em jejum de pelo menos seis horas, sem ter tomado nenhuma vacina, medicação e vermífugos há menos de 21 dias. Fêmeas não podem estar grávidas ou amamentando. Para saber se o animal atende aos requisitos da castração, acesse a cartilha orientativa no site da Sema.
Para garantir a vacinação antiviral e antirrábica, não é necessário agendar. Basta o tutor comparecer com o animal no sábado (14/12), dia da ação, na EE Maria Madalena. Para vacinar, o animal precisa estar saudável.