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Política

Tabatinga é estratégica para comércio exterior e precisa de porto, diz Sidney Leite

Redação Segundo a Segundo
Atualizado em 2024/11/21 at 5:53 PM
Redação Segundo a Segundo 7 meses atrás
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Sidney Leite fala do porto de Chancay
(Foto: Divulgação)
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A economia do Amazonas pode ser beneficiada com o início da operação do maior complexo portuário Chinês na América Latina, o porto de Chancay, no Peru. A estrutura abre um novo capítulo da expansão comercial chinesa no continente e transforma o rio Solimões e a cidade de Tabatinga em estratégicas, na avaliação do deputado federal Sidney Leite (PSD-AM).

O parlamentar amazonense disse que a inauguração do porto chinês-peruano é um momento de comemoração, mas o país não pode perder a oportunidade de se preparar. A China é o principal parceiro comercial do Brasil e a abertura desse novo porto, estratégico para a ampliação do poderio do gigante asiático na região, deve favorecer a exportação de grãos, proteínas, minérios e a Zona Franca de Manaus (ZFM).

“Esse porto representa um ganho econômico para o Brasil e a América do Sul, haja vista que as exportações e as relações comerciais, que hoje dependemos do canal do Panamá para acessar ao pacífico, mudam com esse eixo. Com a rota Solimões-Pacífico vamos possibilitar a exportação de grãos, proteínas e minérios, que hoje representam a relação comercial do Brasil com o mercado asiático em torno de US$93 bilhões”, disse.

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Sidney Leite defendeu que a cidade de Tabatinga ganhe um porto alfandegado para fazer frente à demanda. Ele destacou, ainda, o trabalho que vem realizando junto ao Governo Federal para melhorias de infraestrutura logística no estado. “O Ministro dos Portos e Aeroportos já se empenhou e a dragagem do Alto Solimões vai acontecer. Agora precisamos alfandegar um porto em Tabatinga para consolidar essa rota que, sem dúvidas, representa um ganho econômico e de geração de emprego e renda nessa região”, disse.

Inaugurada com a presença do presidente Chinês Xi Jinping, o porto de Chancay vai reduzir o tempo de viagens de cargueiros do Peru até a Ásia. Conforme o governo peruano, a duração das viagens será reduzida em, pelo menos, 11 dias e a principal razão para isso é a localização do porto no litoral peruano.

Com isso, cria-se uma alternativa para integração com os países do Pacífico americano e asiático, por meio de uma rota multimodal que envolve Chancay, Tabatinga e Manaus.

Tabatinga é uma porta de entrada natural da hidrovia do rio Amazonas, possuindo localização estratégica para o fluxo comercial e de transbordo de mercadorias.

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Redação Segundo a Segundo 21/11/2024 19/11/2024
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