A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) emitiu, até outubro, 526.505 mil Carteiras de Identidade Nacional (CINs). Deste total, 27.209 mil estão nos postos do Pronto Atendimento ao Cidadão (PACs) aguardando pelo solicitante.
O estado começou a emitir a nova CIN, de forma gratuita, em maio de 2023. Desde o início das atividades a procura tem sido volumosa, mas em contraponto, a quantidade de pessoas que têm deixado de ir buscar o documento também é expressiva.
LEIA TAMBÉM: https://segundoasegundo.com.br/2024/11/nove-cursos-de-tecnologia-para-fazer-em-novembro-manaus/
Dados do Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM), responsável pela emissão dos documentos, mostram a enorme quantidade de documentos abandonados pelos seus donos. O PAC Via Norte está em primeiro lugar, com 3.350 carteiras, o PAC Shopping Leste com 3.244 e o PAC Alvorada com 3.094.
“A SSP-AM já emitiu mais de 500 mil CINs no Amazonas e mais de 27 mil dessas carteiras continuam nos PACs aguardando a população e elas precisam ser buscadas por seus responsáveis. E, nós aconselhamos que você que fez a sua carteira, faça o acompanhamento no site e se estiver pronto venha o mais rápido possível para buscar”, disse o diretor do Instituto de Identificação, perito Mahatma Porto.
Como fazer a retirada da Carteira de Identidade?
A SSP-AM orienta ao cidadão que já solicitou a sua Carteira de Identidade Nacional, que pode e deve realizar o acompanhamento da emissão do documento no mesmo site em que realizou o agendamento. O link está disponível no site da SSP-AM na aba “Agendamento da Nova Carteira de Identidade Nacional” e depois clique na aba “acompanhar atendimento”.
Após a confirmação de que o documento está impresso, o cidadão deve se deslocar ao PAC onde solicitou o documento e fazer a retirada.