A Universidade Federal do Amazonas (UFAM) divulgou a lista de estudantes que estão em risco de serem jubilados da instituição por estarem há mais de quatro semestres sem matrícula. Ao todo, são 10.169 nomes notificados que podem ser desligados ainda este ano.
O edital 045/2024 foi divulgado pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação no Diário Oficial da União de ontem. A maior parte dos estudantes é de Manaus. São 6.888 de vários cursos de graduação. Depois, aparece Itacoatiara com um total de 1001 alunos em risco de desligamento.
A lista de jubilamento da UFAM inclui, ainda, estudantes dos campi localizados nos municípios de Parintins (649), Humaitá (609), Coari (517) e Benjamin Constant (505).
LEIA TAMBÉM: UFAM oferece 140 vagas em curso para formar professores indígenas
Segundo a Universidade, estão nessa lista de jubilamento, aqueles alunos que ultrapassaram o prazo máximo para integralização no curso, ou seja, que estão há mais de quatro semestres sem efetuar a matrícula. Esses estudantes terão de 07 a 21 de novembro de 2024 para apresentar uma defesa escrita, explicando o porquê da situação se ainda tiverem interesse de permanecer na vaga.
Essa defesa deve ser protocolizada por meio do portal eCampus, incluindo alegações que considerem ‘relevantes para a sua defesa, incluindo juntada de documentos’.
“Adicionalmente, durante o prazo mencionado, os discentes deverão comparecer à coordenação de seus respectivos cursos para elaborar, em conjunto com o coordenador do curso, um plano de estudo/cronograma para a conclusão do curso, a ser anexado à defesa”, explica a UFAM.
Quem não apresentar defesa dentro do prazo estipulado terá seu cadastro como aluno excluído da Universidade.