Em outubro, a OAB-AM, através da Comissão de Combate à Fraude contra a Advocacia e Sociedade, iniciou a campanha “Golpe Falso do Advogado” para alertar a população sobre os riscos de fraudes.
A criação da campanha se deu no intuito de adotar medidas preventivas contra ocorrências de golpistas que se passavam por advogados e entravam em contato com os clientes para extrair dinheiro sob a justificativa de pagamento de taxas e falsos alvarás.
LEIA TAMBÉM: Manaus registra golpe com falso e-mail sobre o Alvará
O QUE FAZER CASO VOCÊ SEJA VÍTIMA DE GOLPE?
Primeiro de tudo, é necessário acionar a polícia imediatamente e, em seguida, registrar um boletim de ocorrência. O segundo passo é entrar em contato com o banco e pedir para bloquear cartões e cancelar contas comprometidas.
O terceiro passo é mudar a senha de todas as suas contas e, o mais importante, entrar em contato com seu advogado o mais rápido possível. Por fim, se necessário, contrate um especialista para auxiliar na recuperação de dados.
A iniciativa da OAB é voltada para fortalecer o compromisso da advocacia com a ética e a transparência, além de contribuir para a proteção dos direitos de todos os cidadãos.