No dia 23 de novembro, a Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM) promoverá um mutirão de atendimentos jurídicos, com ofertas de exames gratuitos de DNA, em Manaus. O teste é usado em casos de reconhecimento de paternidade.
O evento terá início às 8 horas com encerramento às 17 horas e acontecerá na Sede Administrativa da Defensoria, localizada na Avenida André Araújo, 679, bairro Aleixo, na zona centro-sul da capital amazonense.
A defensora pública Sarah Lobo, coordenadora da área de família da Defensoria, enfatiza que o objetivo do mutirão é a promoção do direito fundamental do reconhecimento da paternidade biológica e o incentivo à paternidade responsável.
LEIA TAMBÉM: Defensoria confirma dois novos concursos no Amazonas
“A importância do mutirão reside justamente no fato de que é um direito fundamental de todo ser humano conhecer sua ascendência, sua origem genética e, a partir daí, poder exercer os direitos decorrentes da parentalidade, como direito à pensão alimentícia, direito à herança, direito à pensão previdenciária e, sobretudo, o direito ao afeto, ao cuidado, a conviver com seu genitor, porque é um direito de toda criança e adolescente: o direito à convivência familiar”, ressaltou.
O mutirão de DNA da Defensoria contará com 250 vagas para DNA e outras 250 vagas para outros atendimentos. Para agendar, basta ligar no disk 129, que funciona de 8h às 14h.