Um avião de pequeno porte foi apreendido, nesta segunda-feira (11/11), após fazer um pouso de emergência em uma comunidade rural de Tefé (a 523 quilômetros de Manaus), no fim de semana. O piloto de 60 anos foi detido para averiguações e afirmou que aeronave seguia para uma região de garimpo no município de Japurá.
O acidente aconteceu na última sexta-feira (08/11), por volta das 17h50 da tarde, nas proximidades da comunidade de Caiambé. Moradores da região acionaram a Polícia Militar para informar sobre o acidente com a aeronave de pequeno porte. Os relatos indicavam que o avião tinha caído e estava sendo rebocado, por uma canoa, para a margem.
Os policiais militares seguiram ao local indicado e encontraram o piloto da aeronave fazendo o reboque do avião anfíbio. Houve a ordem para que ele interrompesse a atividade e uma busca foi realizada na aeronave. Conforme a PM, não foram encontrados ilícitos.
LEIA TAMBÉM: Avião faz pouso forçado na BR-174 uma semana após ter caído na rodovia
O homem foi levado à unidade policial e teria dito aos policiais que estava indo de Manaus a Japurá, de onde seguiria para uma área de garimpo. A avião entrou em pane e ele teve de fazer o pouso no rio em Tefé. O homem disse que não portava documentos pessoais, nem da aeronave e afirmou que era do estado de Rondônia.
Nesta segunda, a aeronave foi trazida para a sede de Tefé e causou grande alvoroço. Além da aeronave anfíbia, modelo Paturi, matricula PU-SCC, os policiais apreenderam dois telefones celulares, um comunicador por satélite e gasolina.
Assista ao deslocamento do avião em Tefé