Funcionários do Hospital Beneficente Portuguesa, em Manaus, estão sofrendo com atrasos salariais há pelo menos três meses. Após muitas reclamações, os pagamentos começaram a ser efetuados de forma parcelada. A situação tem causado prejuízos aos trabalhadores e muitos temem pelo funcionamento da unidade de saúde.
Localizado na Avenida Djalma Batista, no Centro, o hospital filantrópico é um dos mais tradicionais da capital amazonense. Existe desde 1893 e funciona em um prédio tombado como patrimônio histórico e arquitetônico.
LEIA TAMBÉM: Hospital Beneficente seleciona técnico de enfermagem
“O salário de julho foi parcelado em duas vezes. O de agosto, em três parcelas. O de setembro também parcelaram e a gente teme o que vai acontecer agora em outubro. Não há nenhuma explicação sobre o que está acontecendo e a gente tem medo de que o pior aconteça”, disse uma funcionária que preferiu manter o anonimato com medo de represálias.
O Hospital Beneficente Portuguesa é uma unidade filantrópica e atende pacientes particulares e do Sistema Único de Saúde (SUS). Em suas redes sociais, o hospital destaca que possui convênios com mais de 30 instituições, entre órgãos públicos e empresas.
A reportagem procurou a direção da unidade e falou, por telefone, com o diretor Leopoldo Krichanã para saber o que está motivando os atrasos salariais e se há previsão para normalização dos pagamentos. Entretanto, não houve resposta. O espaço segue aberto para o posicionamento e, caso isso ocorra, esta matéria será atualizada.