Trabalhadores que ainda não retiraram o abono salarial, correspondente ao ano-base 2022, têm até dezembro para realizar o saque. Ao todo, aproximadamente 154 mil parcelas permanecem sem retirada, somando um valor aproximado de R$ 126 milhões.
As informações são da Caixa Econômica Federal e foram repassadas ao Segundo a Segundo.
Conforme o calendário de pagamento de 2024, previsto na Resolução CODEFAT nº 993 de dezembro/23, o recebimento do benefício pode ser realizado até o dia 27 de dezembro. Após este período, as parcelas não pagas serão devolvidas ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), conforme regras do programa.
De acordo com a Caixa, foram efetuados pagamentos de 23,4 milhões de parcelas do Abono Salarial aos trabalhadores nascidos entre janeiro e dezembro, somando um total de R$24,4 bilhões distribuídos por todo o Brasil.
LEIA TAMBÉM: IPVA 2024: Veículos de placa final 0 têm prazo final para descontos
O pagamento é realizado em conta corrente ou poupança na Caixa de forma automática. Para os clientes que apresentaram algum impedimento para o crédito em conta na data do pagamento, a Caixa disponibiliza o valor do benefício para saque com o cartão social e senha nas lotéricas, terminais de autoatendimento ou correspondentes bancários.
Para saber se você tem o direito de receber, a Caixa oferece a consulta de pagamentos através dos seguintes canais: o aplicativo Caixa Tem, o aplicativo Caixa Trabalhador e o Portal do Cidadão.
O que é o Abono Salarial?
O abono salarial é um benefício no valor de até um salário-mínimo concedido anualmente a trabalhadores e servidores que atendem aos requisitos do programa.
No geral, têm direito ao abono funcionários da iniciativa privada (PIS) e servidores públicos (Pasep) que trabalharam durante pelo menos 30 dias no ano-base e receberam até dois salários-mínimos por mês.