A Receita Federal anunciou a liberação de R$700 milhões em restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). A consulta estará disponível a partir das 10 horas desta quinta-feira (24/10) e as declarações se referem ao imposto do mês de outubro. Em todo o país, serão 264,6 mil pessoas beneficiadas.
Conforme a Receita, o pagamento será feito no dia 31 de outubro. Do total reservado para esse lote, R$373 milhões serão pagos a contribuintes que possuem prioridade legal – como pessoas idosas. Outras 14 mil restituições serão para contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério. Também receberão aquelas pessoas que utilizaram Declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição via PIX.
LEIA TAMBÉM: Auxílio Estadual tem data de pagamento antecipado
Também serão pagos, neste lote do Imposto de Renda, 11 mil restituições de contribuintes priorizados em razão do estado de calamidade decretado no Rio Grande do Sul (RS).
Para saber se a restituição está disponível, é preciso acessar a página da Receita na internet (www.gov.br/receitafederal), clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição“. A página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou uma consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC. Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar a declaração, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas.