Os órgãos de fiscalização registraram cinco ocorrências de crimes eleitorais no Amazonas, neste domingo (06/10). As ocorrências aconteceram em cidades no interior do estado.
As ocorrências foram registradas na Polícia Federal. O primeiro caso foi no município de Urucurituba envolvendo compra de votos. O segundo em Atalaia do Norte com transporte ilegal de eleitores. Em Itacoatiara, a polícia apura possível crime de caixa dois e corrupção, registrados por volta das 9h40.
Os dados foram apresentados durante balanço do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), neste domingo. Após a coletiva de imprensa, mais com duas ocorrências envolvendo compra de votos surgiram a partir de denúncias realizadas à Polícia Federal.
LEIA TAMBÉM: Seis pessoas são presas em Manaus por boca de urna
Conforme informações repassadas ao Segundo a Segundo pelo delegado da Polícia Federal, Flávio Pessoa, uma das ocorrências é na zona rural de Parintins, onde um homem foi preso portando uma grande quantia em dinheiro que, suspeita-se, seria destinada a compra de votos. Outro caso ocorreu novamente no município de Itacoatiara, envolvendo também o crime de compra de votos.
Em Manaus, o delegado enfatizou que a PF está recebendo diversas denúncias que estão em investigação de compras de votos, principalmente nas zonas Norte e Leste da cidade, mas que até o momento, nenhuma prisão foi realizada.
De acordo com as autoridades, os detidos por crimes eleitorais de menor potencial, na capital, estão sendo encaminhados à Delegacia Geral da Polícia Civil, enquanto os suspeitos de crimes de maior gravidade vão ser levados para a sede da Polícia Federal.