Uma operação da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) resultou na prisão de 10 integrantes de uma organização criminosa que recrutava pessoas para alugar motocicletas em locadoras ou de particulares, utilizando documentos e comprovantes de endereço falsos para a prática de outros crimes.
A ação foi desencadeada a partir de investigações da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV), com o apoio da Delegacia Especializada em Capturas e Polinter (DECP). Batizada de Acerto de Contas, a operação colocou atrás das grades Ezaquiel Silva Borges, 38 anos; João Marcos Lopes Coutinho, 23; Leandro Lima da Silva, 23; Rafael da Silva de Souza, 24; Romildo Gomes de Souza, 43; Samuel Silva de Souza, 37; Tarcizio Cavalcante Ferreira, 27; e Mathuzalem Ribeiro da Rocha, 21. Carlos Souza Monteiro foi preso em Recife e Marlon Juan Jacaúna Matos em Fortaleza.
Durante uma coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (17/10), o delegado Rodrigo Barreto, titular da DERFV, informou que as investigações tiveram início em 2023, quando foram identificadas 36 vítimas, incluindo locadoras e pessoas físicas que alugavam suas motocicletas. Ao todo, o grupo criminoso adquiriu 46 motocicletas de forma ilícita.
“Essa organização criminosa tinha uma divisão clara de tarefas. No total, são 17 membros. O líder da organização foi identificado como Matheus de Souza Teles, que faleceu há cerca de dois meses e era procurado pela polícia”, explicou o delegado.
LEIA TAMBÉM: Polícia procura ladrão de residências e homem que ostentava arma em festa
Segundo Barreto, além de Matheus, outros 16 membros atuavam no grupo. Um deles era responsável por recrutar pessoas para alugar motocicletas, outro por falsificar comprovantes de endereço e documentos de identidade. Outros membros cuidavam dos anúncios nas redes sociais e adulteravam documentos falsos para enviá-los ao interior do estado ou ao Pará. É importante ressaltar que nem todas as pessoas que adquiriram as motos estavam cientes das práticas criminosas”, afirmou Barreto.
Algumas motocicletas já foram recuperadas pela equipe policial durante a operação, e as investigações continuarão na busca por mais veículos. O trabalho contou com o apoio da Polinter e das Polícias Civis de Pernambuco e Ceará.
O delegado Fábio Aly, titular da Polinter, destacou o êxito da operação e informou que as equipes da unidade especializada auxiliaram na identificação dos alvos, possibilitando o cumprimento de 10 mandados de prisão. Desses mandados, dois foram cumpridos em Fortaleza e Recife. Há suspeitas de que ainda existam foragidos fora de Manaus sendo investigados.
“A Polinter é uma delegacia destinada a cumprir ordens judiciais de outros estados e é especializada em capturas. Pedimos que quem tiver qualquer informação sobre o paradeiro de criminosos denuncie pelo WhatsApp da Polinter: (92) 3667-7727 ou pelo número 181 da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM)”, ressaltou Aly.