Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo Maioria dos lares do Amazonas são comandados por mulheres, diz IBGE
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Cidades > Maioria dos lares do Amazonas são comandados por mulheres, diz IBGE
Cidades

Maioria dos lares do Amazonas são comandados por mulheres, diz IBGE

Redação Segundo a Segundo
Atualizado em 2024/10/25 at 5:35 PM
Redação Segundo a Segundo 8 meses atrás
Compartilhe
Mulheres são maioria nos lares
Compartilhe

A maior parte dos lares do Amazonas são comandados por mulheres. É o que revela o levantamento inédito do Censo 2022, divulgado nesta sexta-feira (25/10), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). As mulheres chefiam mais de meio milhão de casas no estado.

Em números, o IBGE mostra que as mulheres lideram 540.594 lares no Amazonas, o equivalente a 50,01%, enquanto os homens estão a frente de 540.470 domicílios (49,99%). Em Manaus, essa diferença foi mais expressiva, com 337.942 domicílios sob responsabilidade de mulheres (53,59%) e 292.635 de homens (46,41%).

No Norte, no entanto, os domicílios chefiados por homens foram a maioria (51,35%), enquanto os liderados por mulheres somaram 48,65%. No Brasil, também prevaleceu a liderança masculina, com 36,9 milhões de domicílios (50,87%) chefiados por homens, frente a 35,6 milhões (49,13%) sob responsabilidade feminina. 

LEIA TAMBÉM: Suspensa regra que igualava critérios de aposentadoria entre homens e mulheres policiais

As informações são do Censo Demográfico 2022 que trata da composição domiciliar e óbitos informados.

No Amazonas, os lares com mulheres como responsáveis tinham em média 3,73 moradores por domicílio, contra 3,54 morador por domicílio nos lares liderados por homens. Em Manaus, as mulheres também ficaram acima dos homens, com 3,40 moradores por domicílio contra 3,11 daqueles que tinham o sexo masculino como responsáveis pelo domicílio. 

No Norte do país, a diferença continuou dando destaque ao grupo feminino. Foram 3,39 mulheres, responsáveis pelo domicílio, contra 3,22 homens. No país, o quantitativo foi equiparado. Tanto mulheres quanto homens apresentaram variável de 2,79. 

Leia também

Jacaré de três metros é avistado na praia da Ponta Negra e área é isolada para segurança

Desembargadora do TRT11 é notificada por manter empregada doméstica irregular por mais de 30 anos

Trânsito sofre alteração temporária no Complexo Viário Rei Pelé a partir de domingo

Amazonas tem mais evangélicos e menos católicos que a média nacional, aponta Censo

Mulher é resgatada após 22 anos de trabalho escravo em casa de luxo em Manaus

Termos destaque
Redação Segundo a Segundo 25/10/2024 25/10/2024
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Artigo anterior Suspeito de liderar esquema de crimes ambientais é preso no AM
Próximo Artigo Manaus tem 3,6 mil investigados por roubos de celular em um mês
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.Ok