A apreensão de mais de 450 latas de leite ninho falsificadas em um supermercado na zona norte de Manaus tem causado preocupação na hora de fazer as compras. Os produtos pirateados foram identificados durante uma fiscalização do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM), após a denúncia de uma mãe que teve o filho intoxicado.
O supermercado que vendeu o produto falsificado não teve o nome revelado pelo Procon. A mãe que comprou o produto procurou as autoridades para fazer a denúncia. Depois da criança consumir o leite, ele passou muito mal e sofreu intoxicação alimentar.
As latas recolhidas foram enviadas ao laboratório da Nestlé, onde foi constatado que, embora o lote nº 3295121721 tenha sido originalmente produzido e liberado pela empresa em 27/10/2023, os produtos apreendidos apresentavam diversas características de falsificação. Entre eles:
- Diferenças nos caracteres do carimbo de identificação do lote e da data de validade;
- Sinais de apagamento de carimbos anteriores nas latas, impossibilitando a leitura das informações originais;
- Ausência da identificação correta do lote nos rótulos, em desacordo com o padrão da Nestlé;
- Diferenças de coloração nos rótulos e no design do ícone “coração” com QR Code, embora o código leve ao site ninho.com.br;
- Resíduos de cola nas embalagens, divergindo do padrão de colagem da Nestlé e incompatibilidade nos frisos e no perfil de regravação das latas em comparação aos produtos originais da marca.
As análises microbiológicas e físico-químicas do Leite Ninho também confirmaram diferenças na composição e coloração do produto, evidenciando que se tratava de um leite falsificado.
LEIA TAMBÉM: Mais de 450 latas de leite em pó adulterado apreendidas na zona norte
O supermercado foi autuado e poderá enfrentar multas ou até mesmo a suspensão de suas atividades, conforme a gravidade das infrações. O deputado estadual Mário César Filho (União Brasil), que preside a comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado, orientou que as pessoas procurem as autoridades para fazer denúncias.
A Comissão de Defesa do Consumidor na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas está localizada na avenida Mário Ypiranga Monteiro, nº 3.950, 4° Andar, sala 405. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, (exceto feriados). Telefone (92) 3183-4451, E-mail: [email protected].