O Ministério da Cultura (MinC) alerta aos proponentes e gestores culturais que termina em 31 de outubro o prazo para a apresentação de propostas culturais para a Lei Rouanet, conforme o artigo 5º da Instrução Normativa MinC Nº 11, de 30 de janeiro de 2024 .
A Instrução Normativa estabelece procedimentos referentes à apresentação, recepção, seleção, anÔlise, aprovação, acompanhamento, monitoramento, prestação de contas e avaliação de resultados dos programas, projetos e ações culturais do mecanismo de Incentivo a Projetos Culturais do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac).
De acordo com o ato normativo, o perĆodo de envio de propostas culturais vai de 1Āŗ de fevereiro a 31 de outubro de cada ano.
LEIA TAMBĆM: Petrobras assina contrato para retomar operaƧƵes no Amazonas
āO perĆodo de inscrição Ć© definido a partir do planejamento do Programa, especialmente para viabilizar ajustes necessĆ”rios no Salic para o próximo ciclo de inscriƧƵes, que se inicia em 1Āŗ de janeiro de 2025, bem como recepcionar os investimentos nos projetos, feitos em grande volume em dezembro, final do exercĆcio fiscal de 2024ā, explica o secretĆ”rio de Economia Criativa e Fomento Cultural do MinC, Henilton Menezes.
O Ministério recomenda que as pessoas não deixem para encaminhar as propostas da Lei Rouanet no último dia, uma vez que o Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (Salic) poderÔ sofrer sobrecarga devido à alta demanda.
O prazo não serÔ prorrogado, pois é planejado com antecedência para assegurar a manutenção e a readequação do sistema para a nova Instrução Normativa, que serÔ publicada em janeiro de 2025. Quem perder a data só poderÔ encaminhar a proposta no próximo ano.