O curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas – Botânica (PPG-Botânica) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) está com seleção aberta para 11 vagas, sendo uma vaga reservada para candidatos indígenas.
As inscrições podem ser feitas até 6 de novembro de 2024 e o ingresso dos aprovados será no primeiro semestre letivo de 2025.
Os interessados devem realizar as inscrições, exclusivamente, de forma online na página do Programa. O candidato poderá submeter um único formulário, mas poderá editar suas respostas mesmo após enviado, até o dia 6 de novembro de 2024. Não haverá cobrança de taxa de inscrição para o processo seletivo.
LEIA TAMBÉM: Três cursos na área de tecnologia disponíveis na Stem
O processo de seleção é composto de três fases: homologação das inscrições (eliminatória), prova de conhecimento da área de Botânica (eliminatória e classificatória), que será realizada via plataforma eletrônica, e a prova de suficiência em língua inglesa.
O ingresso do candidato no mestrado em botânica não garante o recebimento de bolsa de estudo, pois as bolsas de mestrado serão efetuadas conforme a disponibilidade do programa, seguindo-se sempre a exigibilidade das agências de fomento e os critérios da comissão de bolsas do programa.
O número de vagas previstas no edital é baseado na disponibilidade anual de bolsas, associado ao entendimento pelo PPG-Botânica de que, para o bom andamento do mestrado, é importante que o discente conte com recursos oriundos de bolsa de estudos.
Criado em 1973, o PPG-Botânica é o primeiro curso de pós-graduação do Inpa e está classificado atualmente com nota 4 na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Com cursos de mestrado e doutorado, o programa conta com quatro linhas de pesquisa: Botânica aplicada, Ecologia vegetal, Fisiologia e bioquímica vegetal e Morfologia, sistemática e evolução.