O 13º Encontro de Tenores do Brasil traz para Manaus o maior elenco de todas as edições do evento, que vai reunir grandes nomes nacionais e internacionais do canto erudito no Teatro Amazonas, nos dias 25 e 26 de outubro.
Para o idealizador do Encontro – que marca o Dia Mundial da Ópera em Manaus -, o tenor amazonense Miquéias William, a expectativa é a melhor possível com o crescimento do evento a cada edição. “Vamos reunir no Teatro Amazonas grandes nomes do canto lírico mundial e, também, artistas em ascensão. E, a cada ano, o público manauara vem prestigiando cada vez mais o nosso projeto. Estou muito feliz em poder reunir todas as feras no palco”, disse.
Além de Miquéias, o paulista Thiago Arancam e o carioca Fernando Portari – dois dos maiores cantores líricos do Brasil -, o capixaba Samuel Wallace, o brasiliense Daniel Menezes e o tenor mexicano Noé Moreno estão entre os nomes que subirão ao palco do 13º Encontro de Tenores, que é patrocinado pela Atem Distribuidora.
Reunir tenores de cinco estados brasileiros e de fora do país no icônico Teatro Amazonas é uma tarefa desafiadora, lembra Miquéias. O tenor destaca a importância do apoio de empresas privadas a eventos e projetos culturais como o Encontro de Tenores, que, além de promover a valorização da cultura e dos artistas locais e criar oportunidades de aproximação do público manauara com as artes, atrai visitantes e profissionais de outros estados e países, gerando empregos e fomentando a economia local.
LEIA TAMBÉM: Salsa e jazz animam repertório de show gratuito da Amazonas Band
É com esse intuito que a Atem Distribuidora patrocina a 13ª edição do Encontro de Tenores, em uma parceria iniciada este ano, mas que, se depender de Miquéias, vai se repetir nas próximas edições. “Estou muito feliz com a parceria com a Atem, que tem demonstrado um respeito muito grande pelos artistas, porque eu sei que não é só o nosso projeto que eles apoiam. Espero que seja o início de uma parceria muito longa, que se estenda para os próximos anos do Encontro e, quem sabe, possamos levar o projeto para outros municípios do Amazonas.”
O Diretor Executivo da Atem, Guilherme Santana, reforça o comprometimento em apoiar a cultura e os artistas amazonenses como uma forma de fomentar o setor. “A Atem é uma empresa amazonense e poder apoiar iniciativas que fortalecem e colocam em evidência nossa cultura, nossa arte e nossos artistas é uma forma de contribuirmos para esse fortalecimento.”
O concerto do 13º Encontro de Tenores terá o acompanhamento da Orquestra Amazonas Filarmônica, sob regência, pela primeira vez, do maestro Otávio Simões e a participação do poeta Celdo Braga, na abertura, lendo o poema “Rio Amazonas”, que traz uma mensagem pela conservação das águas. Os ingressos para as duas noites de concerto estão à venda na bilheteria do Teatro Amazonas, no Largo São Sebastião, no Centro.