A Defesa Civil municipal de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus) confirmou, na noite desta segunda-feira (07/01), que seis pessoas estão entre os prováveis desaparecidos em decorrência do deslizamento de terra no porto do Terra Preta. O número é baseado no registro de familiares. Entre os procurados estão duas crianças, de 6 e 8 anos. Equipes do Corpo de Bombeiros estão no local fazendo buscas.
O número de possíveis desaparecidos com a tragédia foi divulgado por volta das 19h40, pela Prefeitura de Manacapuru. Também foi confirmado que sete pessoas tiveram ferimentos leves e receberam atendimento médico no hospital da cidade. Não há informações sobre o estado de saúde deles.
Segundo a Defesa Civil, as vítimas desaparecidas com o deslizamento do porto são Letícia Correia de Queiroz, 6 anos, Israel Meireles, 8 anos, Carlos Anderson, 22 anos, Isaque Fernandes Gomes, 26 anos, o pescador Jorge Facondi, 64 anos, e o gari identificado apenas como Bruno.
Para tentar organizar as buscas, a Defesa Civil disponibilizou o telefone (92) 99383-1184 para que familiares possam fazer contato para informar novos desaparecimentos.
LEIA TAMBÉM: Porto em Manacapuru desaba e moradores relatam desaparecidos
Inicialmente, o relato de populares que estavam no local indicavam para um grande número de pessoas que teriam sido tragadas pela cratera que se formou na região portuária. É possível que o deslizamento tenha sido provocado pelo fenômeno de terras caídas, comum no período de seca dos rios no Amazonas.
O secretário de Segurança Pública do Amazonas, Coronel Vinícius Almeida, pediu que as pessoas tenham calma e cautela ao propagar conteúdos sobre a tragédia e também orientou que familiares procurem a delegacia local. Ele também pediu que as pessoas evitem se dirigir à área do porto de Manacapuru, que sofreu o deslizamento por questões de segurança.